Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 9 de março de 2019

Município de Bragança e Administração da Comunidade de Castilla e León avançam com estudo técnico para a realização da variante entre Rihonor de Castilla (espanha) e Rio de Onor (portugal)

Foi oficialmente assinado, a 27 de fevereiro, um memorando entre o Município de Bragança e a Administração da Comunidade de Castilha e León com vista à realização de um estudo técnico da variante de Rihonor de Castilla (Espanha) a Rio de Onor (Portugal), no âmbito do melhoramento da ligação Bragança – Puebla de Sanábria por estrada, favorecendo o transporte intermodal e as relações transfronteiriças.
Rio de Onor - Foto: Adrião

“A conectividade dos territórios é, cada vez mais, um fator de desenvolvimento, não apenas em termos económicos, mas também pela competitividade que proporciona”, palavras de Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança. “É importante dotar os territórios de infraestruturas de conexão internacional, promovendo a criação de mais e melhor emprego, numa perspetiva de coesão territorial de extrema relevância, alavancando o crescimento sustentável da economia local e regional”, acrescentou.

Assim, o Município de Bragança dá um passo importante no sentido da construção desta importante infraestrutura, há já muito reivindicada dos dois lados da fronteira, que melhorará o acesso de Bragança e outras localidades portuguesas à Europa, mais concretamente à nova Estação de Sanábria da Linha de Alta Velocidade Madrid-Galícia. 

A melhoria da ligação pressupõe a melhoria da via dos dois lados da fronteira, obrigando à coordenação, articulação e criação das infraestruturas necessárias, com o objetivo de desenvolver um esforço para maior coesão territorial e económica.

Dessa forma está previsto o estudo de três troços: um exclusivamente em Espanha – ZA – 921 (Castilla e León), outro em Portugal – EM – 505 (Estrada Municipal) e um terceiro comum internacional Espanha – Portugal, numa variante de estrada na passagem pelas localidades de Rihonor de Castilla e Rio de Onor. Essa passagem é um dos atuais impedimentos à circulação fluída a todo o tipo de veículos no trajeto Bragança-Puebla de Sanábria, dado que, naquela zona, o percurso é muito estreito, impedindo a circulação em ambos os sentidos. Torna-se, assim, imprescindível, a execução da referida variante, sem a qual não seriam resolvidas as atuais dificuldades da travessia de Rio de Onor-Rihonor de Castilla, e não estaria justificada a melhoria das estradas no troço castelhano-leonês e português. 

A elaboração deste Estudo Técnico irá registar os aspetos técnicos e de meio ambiente requeridos pela legislação em vigor, tanto na Comunidade de Castilla e León, como em Portugal.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário