Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Prolongamento do projecto de conservação Life Rupis até ao final do ano

O Life Rupis estava programado para terminar a meados deste ano, mas foi prorrogado até ao final do ano. O projecto que realiza acções na gestão de habitats da avifauna no Douro Internacional e Vale do Rio Águeda, e na área protegida de Arribes del Duero, em Espanha.
O Life Rupis vai ser prolongado até ao final do ano. O projecto transfronteiriço de conservação natural do britango e da águia-perdigueira no vale do rio Douro. O número de espécies neste momento é estável, de acordo com Joaquim Teodósio, coordenador da SPEA (Sociedade portuguesa para o Estudo das Aves) que também confessou que a implementação de acções para a monitorização destas duas espécies tem resultados muito positivos. “Conseguiu-se ultrapassar alguns problemas que decorreram na implementação do projecto. Estamos a falar de um projecto muito complexo que envolve nove parceiros. Uma das principais vitórias, até ao momento, foi a capacidade de articulação entre várias entidades”, contou Joaquim Teodósio.

Recentemente, teve lugar em Freixo de Espada à Cinta um workshop internacional que juntou 60 participantes para a preparação do plano pós Life Rupis, como acrescentou o coordenador. “Vamos criar um plano pós Life que é algo obrigatório, mas também fundamental, identificando novas linhas de actuação sobre a implementação do projecto”.

Joaquim Teodósio considera que o projecto tem extravasado as próprias expectativas, conseguindo implementar também parcerias transfronteiriças entre os proprietários, um exemplo claro é “a promoção do território entre portugueses e espanhóis”.

O projecto teve início em 2015, com coordenação da SPEA, co-financiado através do programa LIFE da Comissão Europeia. Este projecto de conservação natural, envolve 9 parceiros ibéricos, ONG como a Palombar e a ATN (Associação Transumância e Natureza), entre outros. 

Escrito por Brigantia
Foto: Life Rupis
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário