Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de maio de 2019

CONTINUA A TRADIÇÃO DE COMPRAR BOM RENOVO NA FEIRA DAS CANTARINHAS

Olá! Como estão os leitores da página do Tio João?

Como diz o nosso povo nos seus provérbios “mês de Maio, mês das flores, mês de Maria, mês dos amores”; “quando Maio chegar é preciso enxofrar”; “quando Maio chegar, quem não arou, tem que arar”; “quem em Abril não varreu a eira e em Maio não sacha a leira, anda todo o ano em canseira”; “a água Maio a dá, Maio a leva”, ou ainda “águas de regar de Abril e Maio hão-de ficar”.

Nos rostos já corre o suor por causa do sol que tem feito nos últimos dias e algumas partes do corpo andam já ‘ao léu’, apesar de nos próximos dias termos previsões de mais chuva.

Quem está cá de férias é o nosso tio camionista, José Rodrigues, mais conhecido pela família como Zé do Pipo, de Parada (Bragança), que veio de propósito para fomentar amizades com a família, pois tem visitado muitos tios e tias nas suas localidades e organizou na terra da sua esposa (Cicouro – Miranda do Douro), um almoço-convívio para um grupo de 40 elementos da nossa família na zona de Miranda. Nunca ninguém tinha semeado tanto em tão pouco tempo!

No passado Domingo festejou-se o Dia da Mãe. Por este motivo, tivemos programas com muitos miminhos para as mamãs, com poesias, cantigas e músicas, com lágrimas de recordação, principalmente de quem já viu partir a sua. Um beijinho para a minha mãe e para todas as mulheres que o são.

Na passada sexta-feira, dia 3 de Maio, teve início mais uma tradicional Feira das Cantarinhas em Bragança, que se prolongou até Domingo, dia 5. Antigamente o dia principal desta feira era sempre no 3 de Maio. Este é o segundo ano da mudança da feira para o primeiro fim-de-semana de Maio, apanhando também a sexta, independentemente dos dias do mês em que calhe. Por exemplo, no ano passado, realizou-se nos dias 4, 5 e 6.

As cantarinhas tradicionais, que dão o nome à feira são originárias da aldeia de Pinela (Bragança), embora a grande maioria das que se encontram à venda sejam produzidas em Barcelos, a terra dos oleiros por excelência. De tudo se vende nesta feira, que acontece em simultâneo com a Feira de Artesanato, que já vai na 33.ª edição.

No primeiro dia da Feira das Cantarinhas fui visitar a parte dos produtos agrícolas e ouvi alguns vendedores de renovo, pois é agora a altura de o plantar e, por isso, muita gente das nossas aldeias espera pela feira para o comprar, como foi o caso do nosso tio Luís Modinhas e da tia Lurdes, de Paradinha de Outeiro (Bragança), que encontrei a comprar cebolo, pimentos e tomates. Segundo eles, não se lembram de haver “tanto renovo à venda e com tão bom aspecto”.

A maior parte dos vendedores de renovo são da Terra Quente, mais precisamente da zona de Mirandela, que têm produções familiares e vêm há muitos anos vendê-lo nesta feira. Cebolo do temporão, cebolo valenciano, tomate coração de boi e chucha, pimento do amarelinho, branco e verde, beterraba para salada e para alimento dos animais, repolho, lombarda, alho francês, manjerico, malagueta, curgete, alface, morango, feijão, melão e melancia. É um mundo de produtos que as pessoas adquirem para plantarem nos seus ‘escritórios’ e saberem o que comem.

Quem esteve de parabéns na semana passada foi o tio Gualter (87) e a Maria Emília (69), ambos de Agrochão (Vinhais); Natália (68), de Vinhais; Márcio Alexandre (40), de Argeriz (Valpaços); Sílvia Cristina (27), de Gimonde (Bragança); Artur (78), de Sarzeda (Bragança); Francisco Afonso (36), de Grijó (Bragança); Afonso de Sousa (85), de Azinhoso (Mogadouro); Isabel Maria (89), de Izeda (Bragança); Arminda Machado (66), das Quintas da Seara (Bragança); Filipe Gonçalves (18), de Sacoias (Bragança); Zita Pinto (80), de Bragança; a tia Luisinha (80), de Bragança; Alice (85), de Cidões (Vinhais); o Tio Lita (74) e a minha sobrinha Bruna Fernandes (9), ambos de Caravela (Bragança). Que o ministro dos parabéns lhos volte a cantar para o ano.

A todos muita saúde e que coza o forno.

Tio João
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário