terça-feira, 28 de maio de 2019

Onde está o Belouro?

Bragança, 28 de maio de 2019, 8.00 horas

- À porta do D. José Cordeiro?
- Não!
- À Porta do Sr. Presidente do Município?
- Não!
- À porta do Comandante da P.S.P.?
- Não!
- À porta do Presidente da Assembleia Municipal?
- Não!
- À porta do Comandante da G.N.R.?
- Não!
- À porta do Sr. Presidente da Junta de Freguesia?
- Não!

Talvez fosse positivo que alguém tivesse acertado na resposta. Talvez estivesse aí a solução, mas não, ninguém acertou.
Está mais que visto que ninguém sabe ou adivinha. Vou desvendar.

Está, acompanhado do resto da família dos belouros à porta dos vulgares cidadãos Bragançanos. 
Está, acompanhado do resto da família dos belouros nos passeios da cidade de Bragança.
Está, acompanhado do resto da família dos belouros, nos parques e jardins da cidade de Bragança onde brincam as nossas crianças. Rebolando na relva, metendo a relva na boca, as próprias mãos.. (são assim as crianças).

Sabem o que é a Leptospirose?
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que pode ser encontrada na urina ou fezes de animais, como cães, gatos e cachorros, por exemplo. A leptospirose é uma doença grave e pode ser percebida por meio do aparecimento de alguns sintomas, como por exemplo dor de cabeça, dor nas pernas, dor no corpo e comprometimento do fígado, por exemplo.

Sabem o que é a  Larva migrans?
A larva migrans corresponde à presença de larvas no organismo que penetram na pele e causam sintomas diversos de acordo com a sua localização. Essas larvas podem ser encontradas na praia, parques e jardins, por exemplo, que são ambientes em que podem ser encontradas fezes dos cachorros.
Alguns cachorros apresentam infecção por espécies de Ancylostoma sp. ou Toxocara sp., sem que haja qualquer sintoma. Como resultado dessa infeção, há libertação de ovos nas fezes e no ambiente ocorre a saída da larva, que pode penetrar a pele e causar feridas em forma de caminho, febre, dor abdominal, tosse e dificuldade para ver, por exemplo.

Sabem o que é a hidatidose humana (equinococose)
A hidatidose (equinococose) é uma doença parasitária que ocorre em duas formas principais: hidatidose cística (também conhecida como equinococose) causada pelo Echinococcus granulosus e hidatidose policistica, causada pelos Echinococcus vogeli e Echinococcus oligarthrus.
Os cães, abrigam os vermes adultos no intestino e evacuam os ovos do parasita nas fezes. Se os ovos são ingeridos pelos humanos,  podem-se desenvolver em larvas em vários órgãos, formando quistos, principalmente no fígado e nos pulmões.
Ambas as hidatidoses cística e policística são caracterizadas por períodos de incubação assintomáticos que podem durar muitos anos até que as larvas do parasita evoluam e desencadeiem sinais clínicos. Ambas as doenças podem causar doenças graves  e até a morte.

1 – Foram, pelo município de Bragança, distribuídos flyer´s dando conselhos aos proprietários dos cães e alertando para o valor das coimas.

FALTA AINDA:

 - Promover campanhas de sensibilização ao nível das escolas. Sabemos a apetência que as crianças têm para educarem os adultos contando-lhes o que aprenderam na escola e exigindo, até, o cumprimento rigoroso do que aprenderam.

- Fiscalizar. Fiscalizar de madrugada e ao entardecer.

- Aplicação das coimas previstas no regulamento (nada de admoestações) tem que doer na carteira. Muitas pessoas só deste modo entendem o seu dever para com o coletivo.

Finalmente, e porque não, a divulgação pública da quantidade de coimas aplicadas e respetivo valor, no sentido de servir como elemento dissuasor a potenciais futuros infratores.

Os donos dos cães são obrigados, por lei, a apanhar os dejetos e a oxigenar as urinas, que os seus lulus libertam em espaço público. PONTO FINAL.

Afinal não era Ponto Final. E quando alçam a pata para urinar nos pneus dos carros dos outros? É ver as rainhas, princesas, reis e príncipes, a olhar à volta não esteja o dono dos pneus... e do resto da viatura, a ver a mangueirada.




HM

Sem comentários:

Enviar um comentário