As novas notas de 100 e 200 euros já entraram em circulação na terça-feira. Por causa das possíveis burlas, tanto a GNR como a PSP estão a alertar os cidadãos de que as novas notas irão circular a par das notas da primeira série.
O capitão Hernâni Martins, Oficial de Comunicação e Relações Públicas da GNR de Bragança, reforça que deve haver especial cuidado pois não é preciso trocar as notas antigas nem há recolha ou troca destas porta a porta. “Com a entrada em vigor destas novas notas, poderá haver tendência em que alguém se aproveite da situação para efectuar burlas. É neste contexto que as pessoas devem ter cuidado redobrado pois não existe forma nenhuma de trocar as notas porta a porta, isso está fora de questão. As pessoas que queiram trocar notas têm de o fazer através de uma agência bancária”.
Hernâni Martins esclarece ainda que a GNR tenta sensibilizar a população para o perigo das burlas e que os militares que prestam esse serviço têm formação por elementos do Banco de Portugal. “Os militares que prestam serviço junto da população mais vulnerável têm informação acerca das notas, dos mecanismos de segurança e dos alertas que devem passar à população, no âmbito do policiamento comunitário, com base na formação já dada por elementos do Banco de Portugal. Procuramos sempre, nesta fase, introduzir o tema das novas notas. Vão entrar em vigor para um determinado número de anos por isso os alertas nunca são demais”.
Neste âmbito, o Banco de Portugal também deixou alertas à população, salientando que ninguém está mandatado para trocar notas em nome desta entidade. As novas notas vão circular em simultâneo com as antigas e vão sendo recolhidas ao longo do tempo pelos bancos centrais da zona euro. As novas notas têm a mesma cor mas são mais pequenas e têm novos elementos de segurança.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário