quarta-feira, 29 de maio de 2019

Excesso de endividamento de Freixo de Espada à Cinta desceu 15% no último ano

O município de Freixo de Espada à Cinta ainda se encontra em processo de saneamento financeiro, por furar o excesso de endividamento, no entanto, a redução deste valor foi de 15% no último ano, segundo a autarca.
De acordo com o relatório do Conselho de Finanças Públicas, no final de 2018, Freixo de Espada à Cinta encontrava-se no patamar entre 1,5 e 2,25% do rácio de dívida em relação à receita. Maria do Céu Quintas destaca que no último ano o excesso de endividamento da câmara desceu mais do que é exigido. “No último ano, em relação aquilo que nós éramos obrigados a baixar a dívida, todos os anos, em 10%, em relação ao que está acima do endividamento permitido. No ano passado até baixamos 15%, fomos além daquilo que era necessário”.

A autarca adiantou ainda que, visto que o município se encontrava no patamar mais baixo de excesso de endividamento, o ano passado foi possível fazer empréstimos de substituição para liquidar o Programa de Apoio à Economia Local (o PAEL) e os processos de reequilíbrios financeiros. “Durante o ano de 2018 nós já estávamos abaixo dos 2,25% o que nos permiti fazer os empréstimos de substituição para podermos liquidar o PAEL. Começamos o processo ainda o ano passado, ainda em Setembro. Este ano, já em 2019, quando contratamos e liquidamos, liquidamos o PAEL, reequilíbrios e mais um outro. São cinco empréstimos que liquidamos e fizemos três para substituição desses. Ficamos com um alivio porque taxas mais baixas e tivemos que pagar menos juros”.

A dívida total do município de Freixo também reduziu, situando-se nos 12 milhões e 600 mil euros, a 31 de Dezembro de 2018, ao passo que um ano antes se cifrava nos 13 milhões e 300 mil euros. Segundo a autarca, desde 2013, a redução do valor da dívida foi de 6 milhões de euros.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário