Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Excesso de endividamento de Freixo de Espada à Cinta desceu 15% no último ano

O município de Freixo de Espada à Cinta ainda se encontra em processo de saneamento financeiro, por furar o excesso de endividamento, no entanto, a redução deste valor foi de 15% no último ano, segundo a autarca.
De acordo com o relatório do Conselho de Finanças Públicas, no final de 2018, Freixo de Espada à Cinta encontrava-se no patamar entre 1,5 e 2,25% do rácio de dívida em relação à receita. Maria do Céu Quintas destaca que no último ano o excesso de endividamento da câmara desceu mais do que é exigido. “No último ano, em relação aquilo que nós éramos obrigados a baixar a dívida, todos os anos, em 10%, em relação ao que está acima do endividamento permitido. No ano passado até baixamos 15%, fomos além daquilo que era necessário”.

A autarca adiantou ainda que, visto que o município se encontrava no patamar mais baixo de excesso de endividamento, o ano passado foi possível fazer empréstimos de substituição para liquidar o Programa de Apoio à Economia Local (o PAEL) e os processos de reequilíbrios financeiros. “Durante o ano de 2018 nós já estávamos abaixo dos 2,25% o que nos permiti fazer os empréstimos de substituição para podermos liquidar o PAEL. Começamos o processo ainda o ano passado, ainda em Setembro. Este ano, já em 2019, quando contratamos e liquidamos, liquidamos o PAEL, reequilíbrios e mais um outro. São cinco empréstimos que liquidamos e fizemos três para substituição desses. Ficamos com um alivio porque taxas mais baixas e tivemos que pagar menos juros”.

A dívida total do município de Freixo também reduziu, situando-se nos 12 milhões e 600 mil euros, a 31 de Dezembro de 2018, ao passo que um ano antes se cifrava nos 13 milhões e 300 mil euros. Segundo a autarca, desde 2013, a redução do valor da dívida foi de 6 milhões de euros.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário