Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Semana Europeia de Geoparques assinalada em Macedo com várias atividades

De forma a assinalar a Semana Europeia de Geoparques, de 25 de maio de a 9 de junho estão a decorrer no concelho de Macedo de Cavaleiros várias atividades associadas ao Geopark Terras de Cavaleiros.

Do cartaz fazem parte um percurso pedestre, atividades na Albufeira do Azibo, visitas a pontos geológicos de interesse e ao Geopark Arouca, realização de uma marcha do ambiente no dia da criança, workshops e ainda uma exibição da Estação da Biodiversidade. Atividades que envolvem mais a população com o geoparque macedense e não só, como refere Benjamim Rodrigues, autarca e presidente do Geopark Terras de Cavaleiros:

“Envolve toda a população. 

Temos atividades orientadas para os jovens e para os seniores também. Estamos a promover acções de sensibilização e há ainda a opção da população poder fazer uma inscrição para no dia de junho ir visitar ao Geopark Arouca. Sendo este um geoparque diferente do nosso, esta visita serve para que os participantes tenham contacto com uma realidade diferente.”
Um geoparque que tem sido uma mais-valia para o território a vários níveis, principalmente para o turismo, deixa ainda saber Benjamim Rodrigues:

“O geoparque dá-nos logo uma garantia de uma imagem que é identificada pelas pessoas que nos visitam, principalmente estrangeiros. A nível nacional talvez nem tanto.

A nossa população, particularmente a rural onde se localiza o maior número de geosítios, confrontam-se com visitantes que fazer percursos pedestres e, ao mesmo tempo, adquirem produtos endógenos junto dos próprios produtores, questionando também sobre onde podem comer pratos típicos, comprar um queijo artesanal, ou seja, conseguem-se comercializar produtos.
Em termos internos, temos o caso das escolas que começam a ter contacto com a realidade do geoparque e também os seniores que visitam os geosítios e o território do geoparque, tendo um contacto muito próximo com o ambiente e com a biodiversidade.”
Ontem de manhã o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, que é também vice-presidente do Geopark Terras de Cavaleiros, passou por Macedo de Cavaleiros onde esteve reunido com a restante equipa.

Para ele, o turismo natureza é cada vez mais um atrativo desta região do país, no entanto considera que é necessário atrair mais visitantes nacionais, assim como da vizinha Espanha:

“A importância é grande pois Trás-os-Montes vive muito deste contacto com a natureza e com aquilo que isso proporciona a quem nos visita.

Há cada vez mais turistas a visitar o território e nós temos de privilegiar, por um lado, os turistas nacionais que aqui na região transmontana representam cerca de 80%, um número que ainda terá de crescer e que nós tudo faremos para ajudar a que isso aconteça. Nesse sentido estamos a tentar direcionar as Press Trip e as Fun Trip muito para este território.
No entanto, estamos também com um olhar muito atento ao mercado espanhol, que é o primeiro emissor da região do Porto e Norte, sendo que aqui há a vantagem de podemos estar bem próximos.”
De recordar que o Geopark Terras de Cavaleiros renovou recentemente por mais quatro anos a chancela da UNESCO, mantendo-se assim na rede dos geoparques mundiais.

Foto: Geopark Terras de Cavaleiros
Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário