O município de Macedo de Cavaleiros assinou ontem um contrato com o Governo no âmbito do programa BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais que assegura uma comparticipação de cerca de 65 mil euros para a requalificação energética do edifício dos Paços do Concelho.
A candidatura que a autarquia submeteu ao programa ronda os 130 mil euros, que o Governo comparticipa em 50%, à qual se junta uma outra, no âmbito do Pacto dos Autarcas à Eficiência Energética, também já aprovada, que em conjunto vão ajudar a financiar um investimento total de cerca de 390 mil euros, dos quais cerca de 120 mil serão suportados pelo município.
Pedro Mascarenhas, vice-presidente da câmara de Macedo, refere que são obras necessárias para dar condições a quem trabalha naquele edifício:
“Com essas duas candidaturas em conjunto vamos fazer a intervenção nos Paços do Concelho que já bem merecem e precisam, tanto na parte visual como na da parte de eficiência energética. Quem trabalha neste edifício sabe que no verão o calor é insuportável e no inverno não há frio porque temos aquecimento eléctrico, que tem custos. Com estas obras, para além de mais digna, a nossa câmara vai ficar também mais eficiente energeticamente, mais confortável e com uma manutenção mais barata.
Nós sabemos que o edifício precisava de uma intervenção ainda maior mas o problema é conseguir fazer eleger essas ações. Dentro daquilo que era elegível, tanto numa candidatura como na outra, chegamos a esses valores que já nos permitem fazer uma intervenção que dê a este edifício toda a dignidade.”
As obras deverão começar ainda este ano.
Outros dos edifícios que também estava nas pretensões do município para ser requalificado energeticamente era o da Biblioteca Municipal, o que já não vai acontecer e o vice-presidente explica porquê:
“Chegamos a fazer uma candidatura à beneficiação energética para a biblioteca, mas de 150 mil euros, apenas nos aprovavam 40 mil. Como tal, decidimos desistir dessa candidatura e como a percentagem de financiamento era tão baixa preferimos usar o dinheiro disponível nessa rubrica para fazer a candidatura à iluminação pública no valor de cerca de 600 mil euros, que ai sim, teve enquadramento e foi aprovada. Posto isto, vamos também lançar o concurso para substituição das luminárias e a cidade vai ficar praticamente toda com luminárias Led.”
No total foram 38 os contratos no âmbito do programa BEM assinados ontem entre o Governo e os municípios, no valor total de comparticipações de 4,7 milhões de euros, dos quais 20 destinam-se à requalificação de infraestruturas e equipamentos municipais, incluindo espaços desportivos, e 18 visam a reabilitação e remodelação de edifícios sede de municípios.
Do distrito de Bragança, também assinaram contrato as autarquias de Vila Flor e Vimioso.
Escrito por ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário