Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Autarquia de Macedo assinou ontem contrato com o Governo que vai assegurar cerca de 65 mil euros para obras do edifício da Câmara

O município de Macedo de Cavaleiros assinou ontem um contrato com o Governo no âmbito do programa BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais que assegura uma comparticipação de cerca de 65 mil euros para a requalificação energética do edifício dos Paços do Concelho.
A candidatura que a autarquia submeteu ao programa ronda os 130 mil euros, que o Governo comparticipa em 50%, à qual se junta uma outra, no âmbito do Pacto dos Autarcas à Eficiência Energética, também já aprovada, que em conjunto vão ajudar a financiar um investimento total de cerca de 390 mil euros, dos quais cerca de 120 mil serão suportados pelo município.
Pedro Mascarenhas, vice-presidente da câmara de Macedo, refere que são obras necessárias para dar condições a quem trabalha naquele edifício:

“Com essas duas candidaturas em conjunto vamos fazer a intervenção nos Paços do Concelho que já bem merecem e precisam, tanto na parte visual como na da parte de eficiência energética. Quem trabalha neste edifício sabe que no verão o calor é insuportável e no inverno não há frio porque temos aquecimento eléctrico, que tem custos. Com estas obras, para além de mais digna, a nossa câmara vai ficar também mais eficiente energeticamente, mais confortável e com uma manutenção mais barata.

Nós sabemos que o edifício precisava de uma intervenção ainda maior mas o problema é conseguir fazer eleger essas ações. Dentro daquilo que era elegível, tanto numa candidatura como na outra, chegamos a esses valores que já nos permitem fazer uma intervenção que dê a este edifício toda a dignidade.”

As obras deverão começar ainda este ano.
Outros dos edifícios que também estava nas pretensões do município para ser requalificado energeticamente era o da Biblioteca Municipal, o que já não vai acontecer e o vice-presidente explica porquê:

“Chegamos a fazer uma candidatura à beneficiação energética para a biblioteca, mas de 150 mil euros, apenas nos aprovavam 40 mil. Como tal, decidimos desistir dessa candidatura  e como a percentagem de financiamento era tão baixa preferimos usar o dinheiro disponível nessa rubrica para fazer a candidatura à iluminação pública no valor de cerca de 600 mil euros, que ai sim, teve enquadramento e foi aprovada. Posto isto, vamos também lançar o concurso para substituição das luminárias e a cidade vai ficar praticamente toda com luminárias Led.”

No total foram 38 os contratos no âmbito do programa BEM assinados ontem entre o Governo e os municípios, no valor total de comparticipações de 4,7 milhões de euros, dos quais 20 destinam-se à requalificação de infraestruturas e equipamentos municipais, incluindo espaços desportivos, e 18 visam a reabilitação e remodelação de edifícios sede de municípios.
Do distrito de Bragança, também assinaram contrato as autarquias de Vila Flor e Vimioso.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário