segunda-feira, 27 de maio de 2019

“Entrelaços” é o projeto que ao longo do ano levou alegria a utentes da Santa Casa da Misericórdia e CERCIMAC

“Entrelaços”, é o nome do projeto de voluntariado realizado ao longo do ano pelo Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros (AEMC). 
Atividades que inicialmente estavam previstas para serem dinamizadas apenas por três turmas, mas que, rapidamente, se difundiram a toda a escola, como explica Rita Bento, coordenadora da estratégia de educação para a cidadania:

“Chama-se entrelaços porque o objetivo é estimular os laços de afeto. Esta atividade é o encerramento de todas as atividades do projeto de voluntariado que foi feito ao longo do ano na Santa Casa e na CERCIMAC, enquadrado na disciplina de cidadania e desenvolvimento. Inicialmente, começou por ser dinamizado por três turmas, mas rapidamente se expandiu à escola toda, sendo que, alguns deles, nem frequentam a disciplina de cidadania, porque só é lecionada no 5º, 7º e 10º anos. 
Fomos diversas vezes animar as tardes na Santa Casa, com contos, leituras e troca de opiniões, também cozinhamos com a CERCIMAC, fizeram massagens, de tudo um pouco.”  

No sábado, o Centro Cultural recebeu o culminar deste projeto, onde tanto alunos como utentes da Santa da Misericórdia e da CERCIMAC, foram atores e espetadores:

“Hoje é o culminar, e tentamos trazer um espetáculo onde todos vão participar, desde o Agrupamento, à Santa Casa e à CERCIMAC. Vamos ser todos atores e espetadores. Vamos fazer teatro, tocar, cantar e ainda recitar poesia.”

Catarina Simão é aluna de 12º ano e Luís Bento de 5º ano e referem o gosto que têm em ajudar a sorrir outras pessoas:

“Catarina – Desde o início que quis aderir a este projeto. Acho que é muito bom dar a outras pessoas a oportunidade de verem o nosso trabalho. É sempre algo gratificante, poder dar alegria às outras pessoas, principalmente a pessoas que já passaram por muito e deixá-las mais felizes. Hoje vou cantar. 

Luís – Gosto desta disciplina porque faço trabalhos. Hoje vou tocar flauta.”

Música, dança, teatro ou poesia, foram algumas das áreas exploradas ao longo do ano pelos alunos do Agrupamentos de Escolas de Macedo de Cavaleiros em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia e a CERCIMAC.




Escrito por ONDA LIVRE 

Sem comentários:

Enviar um comentário