quarta-feira, 29 de maio de 2019

DIA DE S. MARTINHO (11 DE NOVEMBRO)

Neste dia é costume algumas pessoas andarem pelas casas, provando os vinhos
novos com castanhas assadas. Quando se sentiam animados com as provas cantavam
assim:



Era o vinho, pois era o vinho
Era a coisa que eu mais adorava!
Só por morte, mesmo só por morte,
É que o vinho eu deixava.

Ai! Da adega fiz a sepultura
Ai! Do tonel fiz o caixão.
Eu sou o pai da ramboia.,
Quero morrer com o copo na mão.

Como podem as pessoas;
No dia de S. Martinho.
Honrá-lo desta maneira:
Com bailes e jarras de vinho!

RECOLHA (1985) de Judite Moreno, Sambade – Alfândega da Fé.

QUADRA ALUSIVA A S. MARTINHO


Meus Senhores, Boa Noite lhes venho dar
É festa de S. Martinho, temos muito que festejar
Também os senhores da mesa eu quero saudar
Que Deus lhes dê muita saúde para esta casa orientar

Nós idosos estamos na Terceira Idade
Se não fosse a Santa Casa onde nos iríamos arrumar
Porque junto ao fim ninguém nos quer aturar
Mas isto é uma roda! Roda, roda sem parar
São uns a sair e outros a entrar

Também as nossas empregadas eu não quero deixar
Que Deus lhes dê muita saúde para nos acompanhar
Também aos nossos tocadores lhes quero dizer muito obrigado
Que venham por aqui muitas vezes para cantarmos o fado
Agora vou terminar que a garganta não me ajuda
Quero-a mandar limar com uma laranja madura

RECOLHA 2005 SCMB, ABÍLIO AUGUSTO GONÇALVES, Idade: 94.
Localização geográfica: MÓS – ORIGEM + 50 anos.
(AUTORIA DO SR. ABÍLIO GONÇALVES)

FICHA TÉCNICA:
Título: CANCIONEIRO TRANSMONTANO 2005
Autor do projecto: CHRYS CHRYSTELLO
Fotografia e design: LUÍS CANOTILHO
Pintura: HELENA CANOTILHO (capa e início dos capítulos)
Edição: SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE BRAGANÇA
Recolha de textos 2005: EDUARDO ALVES E SANDRA ROCHA
Recolha de textos 1985: BELARMINO AUGUSTO AFONSO
Na edição de 1985: ilustrações de José Amaro
Edição de 1985: DELEGAÇÃO DA JUNTA CENTRAL DAS CASAS DO POVO DE
BRAGANÇA, ELEUTÉRIO ALVES e NARCISO GOMES
Transcrição musical 1985: ALBERTO ANÍBAL FERREIRA
Iimpressão e acabamento: ROCHA ARTES GRÁFICAS, V. N. GAIA

Sem comentários:

Enviar um comentário