quinta-feira, 30 de maio de 2019

Encerramento "Bragança Ativa" e "Desporto Sénior no Espaço Rural"



Idosos do concelho de Bragança celebram Desporto Sénior no Meio Rural

Cerca de 200 pessoas, de várias aldeias do concelho de Bragança, vieram ontem até à cidade para se reunirem e conviverem. Este encontro é anual e marca o término do “ano lectivo” das actividades desportivas que frequentam nas suas localidades
Os idosos aplaudem o Desporto Sénior no Meio Rural que, uma vez por semana, em dez freguesias, os junta para praticar ginástica. “Faz-nos sair, faz-nos conviver a todos, é uma coisa boa”, contou Aníbal Alves, de Parada. “Estou sempre em casa, é uma maneira de sair de casa. No dia da ginástica andamos mais... convivemos, além de fazer um pouco de exercício físico e é muito bom”, disse Fátima Meirinhos, também de Parada. “Convivemos, desenferrujamos as pernas e a língua. É uma coisa muito boa, estamos muito contentes. Há sete anos e continuamos”, referiu Lucinda Caldeira, de Paçó de Rio Frio. “Se não houvesse esta ginástica, metade das pessoas estavam sentadas e doentes e assim saímos e convivemos uns com os outros e é uma alegria”, contou Estér Rego, da mesma aldeia que Lucinda. “É uma maneira de ocupar o tempo livre e faz bem. Às vezes reunimos com pessoas que estamos muito tempo sem ver”, disse Isolina Lopes, de Bragada. “Faz-nos manter activos e conviver”, salientou Julieta Alves, de Pinela.

O Desporto Sénior no Meio Rural insere-se no programa Bragança Activa. O vereador da câmara, Miguel Abrunhosa, frisa a importância do projecto na promoção de um estilo de vida mais saudável e no combate à solidão. “Temos mantido o número de participantes embora tenha havido algumas freguesias que têm pedido para também serem incluídas neste programa, estou a falar, por exemplo, de Gostei, que nos anos anteriores não participava. O objectivo, de facto, é promover o convívio, as pessoas mexerem-se. No âmbito do programa Bragança Activa, durante o ano, também são feitos alguns rastreios em parceria com a Unidade Local de Saúde do Nordeste. Contribui para um território mais saudável e feliz”.

Estes seniores reuniram-se, pela manhã, no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira. Este ano a actividade não ficou por aqui e ao longo do dia houve tempo para conhecerem alguns espaços da cidade como o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e a domus municipalis.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário