quinta-feira, 30 de maio de 2019

Não vai faltar cereja para o certame que honra o fruto de Alfândega da Fé

Cereja em bastante quantidade e, possivelmente, de melhor qualidade: são as garantias do presidente da Cooperativa Agrícola de Alfandega da Fé para o certame que, há mais de 30 anos, presta homenagem à cereja, o ex-libris desta vila transmontana.

Segundo refere ainda Eduardo Tavares, a Festa da Cereja, que começa a sete de Junho, este ano conta com mais sete produtores de Alfândega da Fé e de concelhos vizinhos. “Este é um ano bom. Em termos de quantidade, podemos considerá-lo normal para aquilo que será o potencial produtivo da cultura. É um ano razoável a bom e, sendo um ano bom, não irá faltar cereja na Festa da Cereja. Face às condições climatéricas, certamente será um ano melhor que o passado e até em termos de qualidade esperemos que possa ser melhor. Este ano temos mais produtores na feira”.

No ano passado, a cooperativa havia candidatado a cereja de Alfândega da Fé a produto de Identificação Geográfica Protegida. Segundo o também vice-presidente do município, seria uma mais valia para toda a região que a candidatura, que ainda está em análise, fosse aceite. “em Trás-os-Montes temos várias menções, DOP's e IGP's, esta seria mais uma a juntar a outras. Tendo esta IGP uma área geográfica alargada a outros concelhos, é uma mais valia para a região e acima de tudo para os seus produtores, para os poucos produtores de cereja que existem que, efectivamente, veem uma actividade difícil, completamente desorganizada e com esta IGP poderíamos ter aqui um processo base de organização”.

Eduardo Tavares frisa que não há muitos produtores no concelho e que há alguma desorganização no sector. Neste sentido, a cooperativa tem tomado algumas medidas para atrair produtores mais jovens. “No concelho temos entre 12 a 15 produtores, não são muitos, é verdade, mas tem havido algum abandono. Entretanto, estão a chegar novos produtores, o que também é bom. Temos alguns produtores e bons produtores, também aqui noutros concelhos, em Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Vila Flor, que também importa, de facto, ajudar porque falta organização. Em primeiro lugar, estamos a fazer este trabalho de criar esta IGP. Há três anos também fizemos um arrendamento de terras nossas, da cooperativa, por 20 anos, para que jovens agricultores se associassem a nós”.

A Cooperativa Agrícola de Alfandega da Fé foi criada em 1973 e, neste momento, está também a fazer a contabilização e o cadastro de hectares de cerejeiras, quer do concelho quer dos limítrofes.

Escrito por Brigantia
Foto: CM Alfândega da Fé
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário