sexta-feira, 31 de maio de 2019

ObservaArribas - Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro começa hoje

A partir de hoje e até domingo, Miranda do Douro volta a ser palco do ObservaArribas. O Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro apresenta-se, este ano, na sua terceira edição.
O programa propõe a observação de aves e natureza, passeios pedestres, palestras, exposições, actividades para crianças e venda de produtos e serviços das áreas protegidas. Segundo Vanessa Oliveira, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, uma das entidades organizadoras, sublinha a aliança entre os patrimónios natural e cultural. "O festival nasceu com o objectivo de chamar a atenção para a riqueza natural e cultural desta zona das arribas do douro, um conjunto transfronteiriço de duas áreas protegidas, o Parque Natural do Douro Internacional e o Arribas del Duero, que são, simultaneamente classificados, no âmbito da Rede Natura, ao nível europeu. O principal contributo é dar a conhecer as espécies, os hábitos, o seu papel fundamental na natureza. Este festival contribui sobretudo para dar a conhecer".

Além de uma feira dedicada aos produtos ligados à natureza e à região, o festival conta com uma programação com mais de 60 actividades e apresenta algumas novidades. "Temos algumas novidades: oficinas sustentáveis de fazer embrulhos para merendas com cera de abelhas, uma oficina para crianças de construção de pombais com barro, no domingo, temos um projecto que une Portugal e Espanha para passeios em carros eléctricos. Houve mais afluência na segunda edição e nesta terceira notou-se, em termos de inscrição nas actividades que a requerem, o dobro de inscrições", referiu ainda Vanessa Oliveira.

O festival é organizado pela câmara de Miranda do Douro e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, através do Parque Natural do Douro Internacional e do Life Rupis, um projecto transfronteiriço de conservação do britango e da águia-de-bonelli, liderado pela SPEA.

Escrito por Brigantia
Foto: SPEA
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário