Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 31 de maio de 2019

ObservaArribas - Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro começa hoje

A partir de hoje e até domingo, Miranda do Douro volta a ser palco do ObservaArribas. O Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro apresenta-se, este ano, na sua terceira edição.
O programa propõe a observação de aves e natureza, passeios pedestres, palestras, exposições, actividades para crianças e venda de produtos e serviços das áreas protegidas. Segundo Vanessa Oliveira, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, uma das entidades organizadoras, sublinha a aliança entre os patrimónios natural e cultural. "O festival nasceu com o objectivo de chamar a atenção para a riqueza natural e cultural desta zona das arribas do douro, um conjunto transfronteiriço de duas áreas protegidas, o Parque Natural do Douro Internacional e o Arribas del Duero, que são, simultaneamente classificados, no âmbito da Rede Natura, ao nível europeu. O principal contributo é dar a conhecer as espécies, os hábitos, o seu papel fundamental na natureza. Este festival contribui sobretudo para dar a conhecer".

Além de uma feira dedicada aos produtos ligados à natureza e à região, o festival conta com uma programação com mais de 60 actividades e apresenta algumas novidades. "Temos algumas novidades: oficinas sustentáveis de fazer embrulhos para merendas com cera de abelhas, uma oficina para crianças de construção de pombais com barro, no domingo, temos um projecto que une Portugal e Espanha para passeios em carros eléctricos. Houve mais afluência na segunda edição e nesta terceira notou-se, em termos de inscrição nas actividades que a requerem, o dobro de inscrições", referiu ainda Vanessa Oliveira.

O festival é organizado pela câmara de Miranda do Douro e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, através do Parque Natural do Douro Internacional e do Life Rupis, um projecto transfronteiriço de conservação do britango e da águia-de-bonelli, liderado pela SPEA.

Escrito por Brigantia
Foto: SPEA
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário