segunda-feira, 27 de maio de 2019

Competição culinária entre as aldeias anima feriado em Mirandela

Em Mirandela, sábado o mercado municipal encheu-se de cor, música, mas principalmente de cheiros e sabores tradicionais, com muitas pessoas à volta dos tachos para uma competição culinária que envolveu 22 aldeias do concelho de Mirandela.
A iniciativa “Panela velha é que faz comida boa” é um projecto de intervenção social junto dos idosos que foram desafiados a cozinhar os pratos mais típicos de cada freguesia.

Para os participantes este foi um dia especial de convívio e combate ao isolamento.

“Acho uma iniciativa boa, que dá para conviver com os mais jovens, é um dia diferente e bem passado entre os amigos”, contou uma das participantes.

Mais de 200 pessoas participaram na iniciativa. A autarca de Mirandela, Júlia Rodrigues destacou a mobilização que o projecto conseguiu.

“Pretendemos essencialmente motivar os idosos e mostrar as tradições gastronómicas que cada uma das freguesias tem, tem tido muitos adeptos, as pessoas estão a participar muito e hoje é o culminar de meses de trabalho. O nosso propósito também é ter as receitas em livro e vamos manter este projecto com outras inovações”, adiantou.

A freguesia de Cabanelas foi a vencedora da primeira edição desta espécie de Masterchef Rural de Mirandela, que aconteceu no feriado municipal de Mirandela. Durante as comemorações do dia do município foram ainda atribuídas distinções de mérito ao compositor Eurico Carrapatoso, ao escritor Nuno Nozelos, a título póstumo, ao capitão de Abril, o também mirandelense Jorge Golias, e medalhas de ouro aos Bombeiros Voluntários de Mirandela e da Torre de Dona Chama e à Santa Casa da Misericórdia do concelho. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário