terça-feira, 28 de maio de 2019

Abraçadas e AFPS promoveram formação de suporte básico de vida com DAE aberta a toda a comunidade

A Abraçadas (Associação de Nadadores Salvadores de Macedo de Cavaleiros) e a Associação Formar para Salvar (AFPS) organizaram, em Macedo, no passado sábado, uma formação para toda a comunidade, sobre suporte básico de vida com uso do desfibrilhador automático externo (DAE).
Um curso que pretendeu dotar os formandos das competências básicas no âmbito do suporte básico de vida, como explica Miguel Carmo, formador da Associação Formar para Salvar:

“Aqui realizamos um evento para formar pessoas não-médicas em desfibrilhação automática externa. Temos alguns participantes, embora cada formação, por informação do INEM, exige que sejam seis formandos para cada formador. É o rácio permitido. Aqui, temos aqui dez elementos, o que deu cinco alunos para cada formador. A adesão foi muito boa.”

Formações que, cada vez mais, são necessárias a toda a população:

“Cada vez são mais importantes. Isto já não é a chamada doença dos velhinhos, cada vez mais acontecem enfartes, AVC e paragens cardiorrespiratórias de forma inesperada a jovens.”

O curso teve a duração de 7 horas, com componente teórica e prática, no qual os conteúdos programáticos passaram por cadeia de sobrevivência, algoritmo de desobstrução da via aérea, posição lateral de segurança e uso do desfibrilhador automático externo.



Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário