quarta-feira, 29 de maio de 2019

Mogadouro, município anfitrião da 2ª Mostra do Festival de Teatro Escolar “Artistas do Douro”

Quarta-feira 29 de maio, o Auditório da Casa da Cultura de Mogadouro receberá mais de 100 alunos espanhóis e portugueses no âmbito de um projeto do AECT Duero-Douro. Nesta atividade estarão presentes quatro centros escolares provenientes de Mogadouro, Alcañices, Riofrío de Aliste y Vinhais.
Os alunos da Santa Casa da Misericordia e a EB1 de Mogadouro estarão encarregues de receber os restantes participantes. Além disso haverá também atuações de grupos de folclore convidados, de ambos os lados da fronteira, afim de divulgar um pouco uma herança cultural dos espaços rurais. Por volta das 10.00 horas, os alunos representarão as suas obras, tendo uma duração de aproximadamente 20 minutos cada, e assim sucessivamente até às 13.00, hora em que haverá uma pausa para o almoço.

O primeiro centro escolar a atuar será o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro com a obra “História da Carochinha”. Seguidamente contaremos com a participação do CRA Riofrío de Aliste que vai apresentar a peça “Las Aventuras de Don Quijote de la Mancha”. Posteriormente será a vez da EB1 de Mogadouro que apresentará “Escola Sandovel” e “Ovos Misteriosos”. Para continuar, o CEIP Virgen de la Salud de Alcañices irá expor a obra “Somos Iguales, Somos Diferentes”. E, por último, será a vez do Agrupamento de Escolas Afonso III de Vinhais, com "A lagartinha Muito Comilona".

No final do dia será eleita a obra vencedora que receberá um vale de 250€ e será feita a entrega dos diferentes diplomas honoríficos e prémios de participação a todos os participantes, destacando o trabalho destacando o trabalho não só dos alunos, mas também dos professores envolvidos neste tipo de iniciativas, que envolve muito esforço diário.

Trata-se de uma atividade onde se oferece a oportunidade aos alunos de se familiarizarem com a língua do país vizinho, outros costumes, tradições e formas de vida, promovendo o desenvolvimento pessoal, social e grupo, para além das fronteiras.

Onde por um lado, se pretende mostrar as suas peculiaridades culturais e por outro, conhecer as do país vizinho, num ambiente de proximidade, respeitoso e cooperativo; evitando qualquer tipo de discriminação quer geográfica, sexista, linguística e/ou cultural.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário