Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Em Lisboa, as máscaras saem à rua e as tradições vão com elas

Um ritual cheio de cor, iguarias e animação para toda a família desfila por Belém a celebrar a máscara ibérica (e não só), entre 16 e 19 de Maio.
Caretos: Daniel Rocha

Vêm aí caretos, madamas, cabeçudos, cardadores, chocalheiros, zarramacos, jurrus e outros representantes de tradições ancestrais e pagãs em forma de máscara. Ao longo de quatro dias, o Festival Internacional da Máscara Ibérica enche o Jardim da Praça do Império de cor e folia, mas também de outras vertentes da cultura dos países envolvidos – além de Portugal e Espanha, participam como convidados desta 14.ª edição Itália, Hungria, Colômbia e Macau.

Todos se juntarão no maior ritual do festival: o colorido Desfile da Máscara Ibérica. No sábado, dia 18, a partir das 16h30, para cima de 600 mascarados de mais de 40 grupos andam em parada, ao longo de duas horas, por entre a multidão.

Mas todos os dias são de festa constante, graças à Mostra das Regiões. Três dezenas de expositores dão a provar produtos típicos que vão da doçaria ao vinho, passando por queijos e enchidos, sem esquecer o artesanato. Promovem também exposições, tertúlias, oficinas, show cookings, actividades para os mais pequenos e muita animação de rua.

A par dos mascarados vai a música, de tom enraizado nas tradições ibéricas: os concertos-bailes estão nas mãos de Recanto e Skama la Rede (dia 17, às 21h), O Gajo e Galandum Galundaina (dia 18, à mesma hora) e Ciranda (dia 19h, às 17h).

A entrada é livre para todo o programa. E também há liberdade para fotografar. Sendo cara ao festival a interacção com o espectador, é-lhe lançado todos os anos o desafio de apontar a câmara às máscaras, fazer a sua própria foto-reportagem e participar com ela num concurso que pode dar direito a prémios e a integrar uma exposição. A deste ano é inaugurada já no dia 9 de Maio, às 17h30, no Centro Cultural Casapiano.

Sílvia Pereira
Fugas
Jornal Público

Sem comentários:

Enviar um comentário