Estátua de D. Afonso Henriques (1993) Autoria: João de Sousa Araújo |
O monumento, representando o nosso primeiro Rei, e que marca a efeméride dos 850 anos da independência de Portugal, faz parte de um conjunto de três, encontrando-se os outros dois em Torres Novas e em Zamora, pertencendo a sua autoria a João de Sousa Araújo, à época presidente da Secção de Escultura de Letras e Artes, instituição que ofereceria o exemplar à cidade de Zamora.
Afonso Henriques, cujo busto em bronze encima uma estrutura granítica em forma de escudo, que serve de pedestal, evidencia uma postura altiva e determinada, própria do fundador da nacionalidade. João de Sousa Araújo, artista polifacetado (arquiteto, escultor e pintor), nascido em 1929, foi discípulo do próprio pai, Renato de Araújo, e de Leopoldo de Almeida. Licenciado pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, exerceu aí a docência, tendo sido premiado pela Sociedade Nacional de Belas-Artes, em 1951. Dedicou-se, para além da arquitetura, escultura e pintura, a outras disciplinas artísticas, entre as quais a gravura, o vitral e a cerâmica, desenvolvendo uma extensa atividade no âmbito da arte sacra, destacando-se a sua participação no Santuário de Fátima. Desenvolvendo uma atividade artística intensa, participou em vários eventos internacionais.
Foi na qualidade de presidente da Secção de Escultura de Letras e Artes que João de Sousa Araújo surgiu como autor dos monumentos de Bragança, Zamora e Torres Novas.
Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa
Sem comentários:
Enviar um comentário