quinta-feira, 26 de setembro de 2019

150 habitantes de Parâmio ainda não têm saneamento básico

Cerca de 150 pessoas da freguesia de Parâmio, concelho de Bragança, ainda não têm saneamento básico.
Este foi um problema apresentado na Assembleia Municipal de Bragança. Muitas habitações ainda utilizam fossas sépticas e outras têm os esgotos a céu aberto.

“Este problema foi exposto diversas vezes por nós junto do executivo, no entanto ainda não existe nenhuma solução. O executivo diz que terá que ter apoio financeiro e que pretende ter esse apoio a nível de fundos europeus, no entanto não existe qualquer tipo de candidatura para isso. Mas uma vez que tem sido feito saneamentos noutras aldeias, achamos que a freguesia do Parâmio também deverá ter, uma vez que é a que está mais mal servida a nível do concelho”, explicou o presidente da junta de Parâmio, Nuno Diz.

Segundo o presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, o município tem uma taxa de cobertura de saneamento de 94%. Actualmente, estão a ser investidos 800 mil euros nas aldeias Cova de Lua e Lação para saneamento básico.

“Todo o processo de execução de redes de saneamento básico são obras extremamente dispendiosas para as quais o município, por si só, não tem capacidade financeira para poder concretizar. Aguardamos que possamos ter apoios comunitários para realização deste tipo de intervenções e dar resposta aquilo que ainda hoje falta, no que tem a ver com saneamento básico”, disse.

Durante a Assembleia, o presidente da junta de freguesia de Parâmio referiu ainda que alguns agricultores não foram reembolsados, segundo o protocolo assinado entre a câmara de Bragança e o Agrupamento de Defesa Sanitário- Associação de Criadores de Gado do município.

“Vamos tentar saber o que está acontecer com a ADS. Hoje ouvimos de facto uma preocupação, nesse sentido, tentaremos, uma vez que o dinheiro está a ser transferido, acertar com o ADS e perceber se há algum constrangimento e, se houver, tentarmos ultrapassá-lo”, referiu o autarca.

A falta de saneamento básico em algumas habitações da freguesia de Parâmio e a queixa dos agricultores da aldeia pela falta de apoio na vacinação do gado foram assuntos debatidos na Assembleia Municipal de Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário