sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Exercício de busca e resgate em Mogadouro aumenta resposta das autoridades em situações de catástrofes

Com vista ao desenvolvimento da cooperação entre Portugal e Espanha, em particular, na resposta transfronteiriça a catástrofes, a GNR, através da Unidade de Emergência, Protecção e Socorro, realizou, em Mogadouro, um exercício de busca e resgate em montanha, o “Mountain Rescue – Mogadouro 2019″.
Segundo o Tenente Coronel Marco Marques, da GNR, pretende-se melhorar a resposta quando surgem estas situações, em especial na zona de arribas e escarpas abruptas.

“Houve recurso a técnicas de montanha e de mergulho, uma vez que as vítimas estavam próximas da água, houve a necessidade de tirar as vítimas por água. Nós em termos de exercício temos as coisas ligeiramente controladas. O objectivo do treino e do exercício é perceber aquilo que temos que melhorar em termos de resposta”, acrescentou.

O exercício consistiu em salvar uma pessoa que se tinha aleijado durante a prática de escalada.

“Ao chegar ao local as forças perceberam que haveria mais pessoas envolvidas e tivemos que aumentar o nível de resposta que era dado para aquela situação. Num primeiro momento as equipas trataram de duas vítimas, que iniciaram o resgate imediato, foi detectado depois que quatro vítimas tiveram um acidente pedestre e que terão caído nas arribas do Douro”, explicou.

Já o presidente da câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, sublinha a importância do exercício que conseguiu por a trabalhar os profissionais de um lado e do outro da fronteira.

“Foi feito precisamente num local onde, infelizmente, já se deu um acidente do género, mas pelos meios envolvidos e pela internacionalização deste exercício, certamente Mogadouro fica grato”, disse.

O exercício no âmbito do projecto de Assistência Recíproca Inter-Regional em Emergências e Riscos Transfronteiriços é cofinanciado pela União Europeia.

Escrito por Brigantia
Foto: Município de Mogadouro
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário