Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

José Joaquim das Neves está aprender a ler aos 93 anos

Nem aos 93 anos é tarde para prender e a prova disso é o Sr. José Joaquim das Neves, que com esta idade decidiu aprender a ler e a escrever.
Trabalhou durante anos na jeira como agricultor e não teve a possibilidade de ir para a escola. Conheceu João Vasco e há menos de um mês já é o novo aluno da aldeia de Martim, Bragança, onde reside. Zé das Neves, como quer ser tratado, conta como conheceu o João e como, a partir daí, começou a aprender a ler.

“Olhe um dia ele veio aí, mora em Carrazedo, eu estava na casa do povo, lá lhe disseram que eu era amigo do Ti Mário e começamos assim a conhecermo-nos. Depois ele começou a vir cá e eu a ir lá a Carrazedo… e eu disse um dia, estávamos os dois, gostava de saber ler e ele cismou que me eu devia de aprender e que ele me ensinava. Passa-se um bocado entretido”, contou Zé das Neves.

Com a convivência foram ganhando proximidade e começaram a tratar-se por primos. João é actor já tinha feito alfabetização para adultos, o que tornou tudo mais fácil. Com aulas três vezes por semana, João diz que o seu primo Zé das Neves tem evoluído.

“Começamos pelo básico, o A, E, I, O e U e a junção das vogais com as consoantes mais fáceis de pronunciar, o P, o B… Espantosamente, 5 dias depois (das aulas terem começado) fomos almoçar e estávamos a ver televisão e o Primo Zé olhou para a televisão e disse “Rui Rio”. Passado 5 dias já sabia identificar o R, o U e o I”, referiu.

E se Zé das Neves aprende muito com João Vasco, o contrário também se verifica. São a motivação um do outro. João acredita que é possível que Zé das Neves aprenda a ler e a escrever e afirma que o seu primo é a sua inspiração.

“Dificilmente terei tido oportunidade para conhecer alguém como este homem, ao longo dos meus 45 anos e com cursos universitários. O que me motiva a vir é a beleza intrínseca que tudo isto tem. Acho grandioso, é uma inspiração para mim. O meu primo é o meu Mestre. Aprendo mais eu que ele”, acrescentou.

Com 93 anos, José Joaquim das Neves, da aldeia de Martim, Bragança, diz que não vai desistir de aprender a ler e a escrever.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário