segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Jornadas Europeias do Património aconteceram este fim-de-semana no Museu do Abade Baçal em Bragança

As Jornadas Europeias do Património aconteceram, este fim-de-semana, no Museu do Abade Baçal, em Bragança, com diversas actividades plásticas e uma exposição e catálogo digital sobre os Judeus e cristãos novos da cidade.
“A ideia desta exposição foi mostrar que os judeus não são uma coisa do passado aqui em Bragança. Continuam presentes não só fisicamente, mas também com memórias muito actuais, muito presentes, de práticas religiosas, do quotidiano com memória histórica transmitida de geração em geração”, explicou Marina Pignatelli, curadora da exposição.

Os visitantes puderam ainda provar vinho e aperitivos Casher.

“A comida judaica não é assim tão esquisita. Estão ali uns aperitivos normalíssimos que apenas têm o U da União Ortodoxa, que dizer que são casherizados e que são produzidos de acordo com os trâmites das regras judaicas alimentares, tal como o vinho também uma coisa portuguesa”, disse.

As jornadas, este ano, são dedicadas às artes, ao património e ao lazer.

“A adesão das pessoas a este tipo de actividades nem sempre é a mais desejada, mas no fundo o trabalho do Museu de Abade de Baçal é mais uma vez juntar-se a uma celebração internacional e celebrar esta data com um conjunto de actividades que estão abertas a quem sobre elas está interessado”, referiu Amândio Felício, director do Museu de Abade Baçal.

Ao longo do fim-de-semana, o Museu do Abade Baçal, em Bragança, recebeu as Jornadas Europeias do Património, com actividades para crianças e graúdos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário