sábado, 28 de setembro de 2019

O Movimento Associativo de BRAGANÇA... e as alterações climáticas.

Éramos uns 20.
Continuamos a ser PEQUENOS!
Lá fui a correr para ajudar. Quer-me parecer que mais do que por convicção, já é por vício.
Éramos uns 20.
A "manifestação/concentração" na Praça da Sé começava às 17 horas e terminava às 19.
Passaram a ser 19 manifestantes por que eu, depois de fazer um direto para a página do facebook do Memórias,  fui beber um fino ao Flórida. Belo fino e tirado pela minha filha melhor me soube. Para que conste... PAGUEI, como sempre.
Passados uns 15 minutos voltei à Praça da Sé. 
Já só éramos uns 13 ou 14.
A nossa Bragança tem demasiados intelectuais do facebook e poucos cidadãos.
Provavelmente, a dificuldade em mobilizar, seja para que "coisa" for em Bragança, com exceção dos "mete-nojo" dos porta-bandeiras dos partidos políticos, assessorados pelas "madonas" que dão os beijinhos e que parecem completamente ganzadas e histéricas e, certamente, à procura de um emprego ou de um tacho para elas ou para os filhos, na máquina do estado... dizia eu, a culpa será (É) da incapacidade, ou desinteresse, do movimento associativo.
Dos dirigentes associativos OBVIAMENTE!
Outrora, as Associações tentavam promover atividades que fossem ao encontro do interesse, ou das necessidades, dos cidadãos. Outras Associações eram movimentos com poucos "militantes" que lutavam contra adamastores.
Esses adamastores enchem AGORA a boca dos políticos de todos os partidos.
Mas... não era disso que eu queria falar.
Onde estava hoje o movimento associativo de Bragança?
As Alterações Climáticas não atingem Bragança? Bragança é imune ao que está a acontecer com o Planeta?
Onde estava a QUERCUS? Onde estava a capacidade de mobilização do IPB? Onde estava a Associação de Caminheiros, Enzonas? Onde estava a Câmara Municipal de Bragança? O município deveria ter-se feito representar. Onde estava a Associação ZERO? Esta ZERO só conhece Bragança para receber a nota GORDA do pseudo trabalho da Pegada Ecológica?
Onde estavam as associações desportivas e culturais? Onde estavam os grupos de teatro e as associações recreativas? E os ciclistas que enchem os vídeos das festanças? Esses, depois, vão pedalar para Marte com os Caretos a tirar os furos dos pneus.
Onde estavam as escolas, as instituições ligadas ao ambiente?
Onde estavam as "tropas" os "gajos" que têm TACHOS ligados ao ambiente?

ONDE ESTAVA BRAGANÇA?

Por que isto, assim, faz lembrar a anedota, faço um apelo... ORGANIZEM-SE!

Fui beber um tinto ali ao lado. Fiz bem. Boa pinga. Abracei eternos amigos, relembrámos tempos idos e passei um bom bocado.

A caminho de casa, passei pelas obras da Avenida João da Cruz. Não é tempo de comentar...

Entretanto vinha a pensar que as Associações de Bragança quase só servem para promover atividades umbilicais e para se candidatarem aos subsídios das entidades, que os podem atribuir, ... nomeadamente a Câmara Municipal de Bragança.

BRAGANÇA É UM CASO À PARTE. AQUI, NÃO HÁ ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.
Mais que não seja, mandam-se fazer umas rezas na Serra para mandar chover e para mandar parar a chuva.
RESULTA!

O centralão, em Lisboa, não nos liga nenhuma por que sabe que, para além de sermos POUCOS, somos INOFENSIVOS! Mesmo assim, continuamos a dar salpicões a quem nos tira TUDO. Tudo, até a esperança de um futuro melhor para as gerações vindouras!

A minha vénia às duas dezenas de jovens que marcaram presença.
NADA DE DESISTIR! Pelo menos eu, enquanto puder, marcarei presença ao vosso lado!
... já nem sei se por convicção... ou por vício...




HM


Sem comentários:

Enviar um comentário