sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Manuel Ferreira – Painel alusivo ao 25 de Abril (2000)

Situado na Avenida Abade de Baçal, o painel de azulejos alusivos ao 25 de Abril, da autoria do arquiteto Manuel Ferreira, destinado a comemorar os 25 anos da efeméride, assume um outro significado que, em termos de preservação da memória coletiva, importa realçar.
Painel de azulejos alusivo ao 25 de Abril (2000). Autoria: Manuel Ferreira

Manuel Ferreira, também ele natural do Concelho de Bragança, exerceu durante anos a docência na sua 
área de formação e, após se ter licenciado em arquitetura, integrou os quadros da Direção Geral dos Serviços de Urbanização do Distrito de Bragança, tendo sido responsável no Distrito pelos serviços da Comissão de Coordenação da Região Norte (1986-1998). Porém, o aspeto mais relevante que interessa apontar foi a sua participação nos destinos da Cidade como vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança (11.3.1967-15.2.1971), e particularmente como Presidente da Comissão Administrativa (3.6.1974-31.1.1975).
Em reunião de Câmara realizada em janeiro de 1999, o Presidente da autarquia apresentou uma proposta, que foi aprovada por unanimidade, para ser dada a execução de um painel de azulejos comemorativos do 25 de Abril ao arquiteto Manuel Ferreira, reconhecido artista da região, “pelo facto de ter sido o primeiro Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal, a seguir ao 25 de Abril”.
Os vinte e cinco anos da data memorável deviam ser condignamente comemorados, já que “eventos relevantes que acontecem na história de um povo devem ser referenciadas para a sua salvaguarda na memória das gerações vindouras” e o poder autárquico sairá muito reforçado neste período, “ajudando a aprofundar a democracia e ao desenvolvimento económico”. Desta forma, Bragança recordava uma data importante para os destinos do País enquanto um todo mas, para fazê-lo, chamava um dos seus artistas que também estivera à frente da autarquia nessa nova fase da vida nacional.

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário