“Gosto de tudo, porque me estimam muito bem” é a opinião de um utente da Unidade de Cuidados Continuados de Bragança e da maioria que ali se encontra.
A unidade comemora 5 anos e, ontem, o dia foi repleto de actividades para os idosos e IPSS do concelho:
“Gosto dos jogos, gosto do pessoal, gosto de tudo que aqui está, porque me estimam muito bem”, disse um utente da Unidade de Cuidados Continuados.
A Unidade de Cuidados Continuados abriu em 2014 e até agora já teve cerca de 860 utentes. A instituição passou por uma fase de falta de financiamento por parte do Governo, mas já está tudo regularizado.
“Ao nível do financiamento é uma parceria tripartida entre a Santa Casa da Misericórdia de Bragança, a ARS Norte e o Instituto de Segurança Social, e está tudo a decorrer dentro da normalidade, com os respectivos pagamentos”, explicou a directora técnica, Susete Abrunhosa.
Actualmente, a instituição é composta por uma unidade de média duração com 30 camas, uma de longa duração e manutenção com 25 camas e 12 quartos privados.
“Quando abrimos em 2014 conseguimos abrir dois pisos, com a unidade de média duração e reabilitação com 15 casas e a unidade de longa duração e manutenção com 25 camas. Desde Janeiro de 2018, conseguimos protocolar mais 15 camas em unidade de média duração que perfaz as 30 camas e as restantes camas conseguimos abrir, em regime privado”, disse.
As comemorações dos 5 anos da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Bragança continuam, hoje, com workshops sobre áreas de prestação de saúde. O objectivo passa por melhorar os cuidados prestados pelos cuidadores.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário