Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Unidade de Cuidados Continuados de Bragança comemora 5 anos com actividades para utentes e IPPS

“Gosto de tudo, porque me estimam muito bem” é a opinião de um utente da Unidade de Cuidados Continuados de Bragança e da maioria que ali se encontra.
A unidade comemora 5 anos e, ontem, o dia foi repleto de actividades para os idosos e IPSS do concelho:

“Gosto dos jogos, gosto do pessoal, gosto de tudo que aqui está, porque me estimam muito bem”, disse um utente da Unidade de Cuidados Continuados.

A Unidade de Cuidados Continuados abriu em 2014 e até agora já teve cerca de 860 utentes. A instituição passou por uma fase de falta de financiamento por parte do Governo, mas já está tudo regularizado.

“Ao nível do financiamento é uma parceria tripartida entre a Santa Casa da Misericórdia de Bragança, a ARS Norte e o Instituto de Segurança Social, e está tudo a decorrer dentro da normalidade, com os respectivos pagamentos”, explicou a directora técnica, Susete Abrunhosa.

Actualmente, a instituição é composta por uma unidade de média duração com 30 camas, uma de longa duração e manutenção com 25 camas e 12 quartos privados.

“Quando abrimos em 2014 conseguimos abrir dois pisos, com a unidade de média duração e reabilitação com 15 casas e a unidade de longa duração e manutenção com 25 camas. Desde Janeiro de 2018, conseguimos protocolar mais 15 camas em unidade de média duração que perfaz as 30 camas e as restantes camas conseguimos abrir, em regime privado”, disse.

As comemorações dos 5 anos da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Bragança continuam, hoje, com workshops sobre áreas de prestação de saúde. O objectivo passa por melhorar os cuidados prestados pelos cuidadores.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário