domingo, 15 de setembro de 2019

Morreu Roberto Leal, o maior embaixador de Trás-os-Montes no Brasil

Roberto Leal morreu aos 67 anos. O cantor lutava contra um cancro há dois anos, uma doença que o impedia de andar e lhe afetava a visão. A informação foi avançada por José Cesário, antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local, à TSF.
O cantor que nasceu em Macedo de Cavaleiros, na aldeia de Vale da Porca e que emigrou para o Brasil ainda criança, estava internado desde quarta-feira, acabando por morrer na madrugada deste domingo. A imprensa brasileira detalha que Roberto Leal estava internado no hospital Samaritano, em São Paulo. 

Relativamente à doença, Roberto Leal explicou em fevereiro deste ano, ao programa 'Sensacional' da RedeTV, que os problemas de saúde começaram quando lhe foi diagnosticada uma hérnia discal, que evolui para fortes dores de coluna e nos membros inferiores. 

Devido à pele clara e à excessiva exposição solar a que se sujeitou durante vários anos, Roberto Leal descobriu que sofria, afinal, de cancro de pele. 

Já perante o diagnóstico de cancro, Roberto Leal foi submetido a três cirurgias e a radioterapia. Ainda durante o tratamento, foi diagnosticado também com cataratas, resultado das sessões de radioterapia, acabando por perder parte da visão do olho direito, conta ainda o meio de comunicação brasileiro.  

Desabafou, na altura, o cantor que teve de lidar com a "descrença" por parte da família. "Muitas pessoas visitavam-me [no hospital] e era fácil perceber que estavam a pensar: 'Este não sai mais daqui'", confessou. 

No período mais difícil da doença sofreu uma infeção hospitalar, chegou a andar de cadeira de rodas e precisou de ajuda para tomar banho. “Lembro-me que quando tomei esse banho chorei de emoção, de tristeza, porque a dor era tanta...Tive uma infeção hospitalar e vi pela primeira vez o meu médico torcer o lábio”, recordou em janeiro no programa ‘Você na TV’, da TVI. 

Apesar de ter de usar uma carreira de rodas para se locomover, Roberto Leal não deixou de cantar e, confessou, muitas vezes foi levado ao colo para conseguir subir ao palco. 

Segundo o site brasileiro AreaVip, o cantor deu entrada no hospital esta quarta-feira, 11 de setembro, após ter sofrido uma queda.

"Brasuca lusitano, portuga tropical"
No Brasil sou português
E em Portugal sou brasileiro
Lá eu toco guitarra
E aqui em toco pandeiro
(...)
Brasuca lusitano
Portuga tropical

Estes são versos do tema "Português-brasileiro", canção bandeira de Roberto Leal.

O cantor luso-brasileiro, que ficou conhecido por temas como "Arrebita", "Bater o Pé" e "Carimbó Português" e era o maior embaixador de Trás-os-Montes, um dos maiores cantores de Portugal e com enorme sucesso no Brasil, considerado um dos embaixadores da música e da cultura portuguesa no Brasil, onde vivia atualmente.


in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário