Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Festa da Vindima e da Amêndoa animou Talhas

Pela primeira vez aconteceu em Talhas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, uma feira dedicada à vindima e à amêndoa.
A ideia surgiu da junta de freguesia, que teve o intuito de promover os produtos da terra. Além das uvas e das amêndoas, não faltaram legumes e artesanato na feira. “Tenho uma loja de flores em Macedo de Cavaleiros e trouxe um pouco dos meus artigos que achei que se adequavam à feira. Tenho ainda produtos que os meus pais aqui, na aldeia, produzem”, disse uma das expositoras. “Isto é tudo da aldeia... o azeite, os bolos, as vagens secas... é tudo da aldeia”, explicou outro vendedor e produtor de Talhas. “É bom fazer estas feiras para desenvolver as aldeias”, sublinhou outro expositor da localidade.

Inácio Roma, presidente da junta de freguesia de Talhas, deu o exemplo e expôs na feira também os seus produtos, como o mel, as amêndoas, os figos secos e as vagens secas. O certame já estava a ser preparado há alguns anos, mas só agora foi possível ser realizado. “Esta feira é para expor o que a terra produz e dar diversão ao povo. É a primeira vez, já há uns anos que andávamos a tratar disso e estamos, sinceramente, encantados”.

Do programa fez ainda parte uma sessão orientada por João Alves, geólogo do Geopark Terras de Cavaleiros. O objectivo foi esclarecer a população sobre o que é um geoparque. “Sabem mais ou menos o que é mas não sabem o porque de sermos um geoparque da UNESCO. Temos tido um feedback, temos andado por várias aldeias, e as pessoas ficam muito surpreendidas com o valor geológico que tem Macedo de Cavaleiros”.


Esta primeira edição contou ainda uma caminhada que terminou com a participação das pessoas nas vindimas que estavam a decorrer na aldeia de Talhas.


Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário