A candidatura está a ser preparada pela câmara de Miranda do Douro, que se encontra neste momento a realizar pesquisas e a recolher toda a informação para se inscrever na matriz nacional, segundo o presidente Artur Nunes.
“Os pauliteiros e os gaiteiros, incorporando esta relação, mas destacando os pauliteiros como ícone de referência em Miranda, no Planalto Mirandês e também como algo único em Portugal, acho que também merecem ter uma candidatura e ser apoiada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade”, afirmou.
O autarca reconhece que se trata de um processo lento, mas deseja que a candidatura seja apresentada ainda no seu mandato. Artur Nunes acredita que desta forma os pauliteiros serão mais valorizados a nível nacional.
“Espero ainda no meu mandato poder lançar a candidatura. É a partir daí que queremos dar o contexto de valorização de um património que muitas vezes é desvalorizado a nível nacional, porque exportamos cultura e a partir dos pauliteiros temos feito esse trabalho”, referiu.
A autarquia de Miranda do Douro está já a desenvolver a candidatura dos pauliteiros e gaiteiros a património imaterial da UNESCO, segundo avançou o presidente, Artur Nunes.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais
Sem comentários:
Enviar um comentário