Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Gaiteiros e pauliteiros de Miranda candidatados a património imaterial da UNESCO

Os pauliteiros e gaiteiros de Miranda vão ser candidatados a património imaterial da UNESCO.
A candidatura está a ser preparada pela câmara de Miranda do Douro, que se encontra neste momento a realizar pesquisas e a recolher toda a informação para se inscrever na matriz nacional, segundo o presidente Artur Nunes.

“Os pauliteiros e os gaiteiros, incorporando esta relação, mas destacando os pauliteiros como ícone de referência em Miranda, no Planalto Mirandês e também como algo único em Portugal, acho que também merecem ter uma candidatura e ser apoiada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade”, afirmou.

O autarca reconhece que se trata de um processo lento, mas deseja que a candidatura seja apresentada ainda no seu mandato. Artur Nunes acredita que desta forma os pauliteiros serão mais valorizados a nível nacional.

“Espero ainda no meu mandato poder lançar a candidatura. É a partir daí que queremos dar o contexto de valorização de um património que muitas vezes é desvalorizado a nível nacional, porque exportamos cultura e a partir dos pauliteiros temos feito esse trabalho”, referiu.

A autarquia de Miranda do Douro está já a desenvolver a candidatura dos pauliteiros e gaiteiros a património imaterial da UNESCO, segundo avançou o presidente, Artur Nunes. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário