Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 27 de março de 2021

Museu Municipal de Arte de Alfândega da Fé terá mostra diversificada de obras

 Reprogramar a forma como pensamos e nos relacionamos com os museus, é esse o desafio para a criação do Museu Municipal de Arte (MMA), a novíssima identidade matriz que se pretende que molde toda a lógica expositiva deste novo equipamento cultural.
A designada “Casa do Adro”, situada na zona antiga da vila, será em breve um espaço de mostra permanente do espólio artístico da autarquia e que inclui essencialmente obras de artistas contemporâneos como o Mestre José Rodrigues, Balbina Mendes, Alberto Péssimo entre outros, às quais se juntarão, outras peças de Arte Sacra e de arqueologia, numa abordagem disruptiva, precisamente porque se pretende ter a capacidade para romper ou alterar padrões de vivenciar o museu.

Paulatinamente o corpo de projeto de museologia, concebido em colaboração entre a Divisão da Cultura do Município e a Direção Geral de Cultura do Norte, começa a ganhar forma, assentando em três importantes variáveis, que se relacionam entre si: o edifício, o público e os objetos de arte.

Feita a radiografia, programam-se os conteúdos que faltam para um museu que se estende como uma raiz, disseminando-se por todas as extensões culturais municipais, designadamente a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues e o CIT, numa matriz de forte multiplicidade e interação artísticas.

Para além do espaço expositivo, o MMA vai dispor de um serviço educativo, destinado a promover uma maior ligação dos diferentes públicos ao universo temático da arte e a fomentar a criatividade dos munícipes e visitantes.

Paralelamente, desenha-se a forma da apresentação ao concelho e à região, sem esquecer componentes como a identidade gráfica, com um carácter poliédrico ou multifacetado.

O edifício onde vai ser instalado o MMA vai também acolher o Posto de Turismo, potenciando a atratividade da zona histórica da vila, conferindo-lhe mais dinamismo com o aumento de visitantes e turistas.

As obras de reabilitação e reconstrução da Casa do Adro, correspondem a um investimento de mais de meio milhão de euros, co-financiados pelo programa Norte 2020 e já se encontram a decorrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário