Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Memórias e histórias de Pinelo imortalizadas no livro “Contos e lendas de Terras de Vimioso”

 “Contos e lendas de Terras de Vimioso” é o livro que, a partir de agora, garante que parte do património imaterial da aldeia de Pinelo fique imortalizado
A obra pode reportar-se apenas a uma pequena aldeia do nordeste transmontano, mas a verdade é que permite que as memórias e as histórias daquela povoação nunca sejam esquecidas. Um caminho que o autor considera que outras localidades podiam seguir, sob pena de a identidade de várias se perder no tempo.

Francisco Vaz, natural daquela aldeia, professor nas Universidades de Coimbra e Évora, é o autor do livro e mostra-se satisfeito por ser o responsável de que as próximas gerações conheçam melhor Pinelo.

“Há um ditado africano que diz que quando morre um velho é uma biblioteca que arde. Portanto, se não passarmos para escrito essas tradições, contos, lendas e anedotas que se contavam à lareira na taberna, perdemos definitivamente a possibilidade de gerações futuras não terem conhecimento desse património”, referiu.

O professor universitário tem várias obras publicadas. Esta surgiu no seguimento de uma outra que já tinha editado.

“Uma pequena monografia sobre a aldeia em 2002. Tinha uma capítulo intitulado ‘literatura oral’, com alguns contos e lendas da tradição popular de Pinelo e das terras de Vimioso e, nessa sequência, fui recolhendo, nos tempos livres, os contos que na aldeia, pessoas de idade e da minha família, contavam”, contou.

O autor garante que o livro tem sido bem acolhido, sobretudo pelas gentes da terra.

Francisco António Lourenço Vaz, nascido em 1955, em Pinelo, é licenciado em História pela Universidade do Porto, tirou mestrado na Universidade Nova de Lisboa e doutorou-se em Évora, onde é professor.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário