quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Mostra Espanha apresenta a tragédia de Inês de Castro no Teatro Municipal de Bragança

 Festival bienal programa concertos, exposições, cinema, artes cénicas e conferências até 2022 por todo o país


A Mostra Espanha, cuja programação arrancou em setembro, chega ao município de Bragança com o espetáculo “Nise, a tragédia de Inês de Castro“, pela companhia de teatro Nao d’amores, sobre uma das história de amor mais conhecidas dos portugueses, e que conta com a encenação de Ana Zamora.

Fortes pressões políticas levam o rei D. Alonso de Portugal – o histórico rei D. Afonso – a decretar a execução de Inês de Castro, casada secretamente com o seu filho, o infante D. Pedro. Três cortesãos perpetram o assassinato legal. D. Pedro, quando toma conhecimento da notícia, acaba por perder temporariamente o juízo e, assim que o recupera, declara guerra ao pai. Os assassinos fogem para Castela. Morto o rei D. Alonso, D. Pedro sobe ao trono de Portugal. Proclamado rei em Coimbra, desenterra o cadáver de Inês, casa publicamente com ela e cinge-lhe a coroa real. A extradição dos antigos assassinos, entregues pelo rei de Castela ao seu homónimo português, faz com que dois dos responsáveis diretos pela morte de Inês sejam julgados aos olhos do espectador.

A Mostra Espanha, que começou no início de setembro e se prolonga até 2022 com dezenas de atividades, é uma iniciativa bienal, cujo principal objetivo apresentar o dinamismo e a criatividade das indústrias culturais espanholas atuais.

Esta é uma iniciativa da Subdirección General de Relaciones Internacionales y Unión Europea del Ministerio español de Cultura y Deporte, em parceria com Acción Cultural Española (AC/E), o Instituto Cervantes e a Embaixada de Espanha em Lisboa. Para além disso contou, em cada edição, com o apoio do Governo de Portugal, através da República Portuguesa-Cultura, diversas Câmaras Municipais, o Instituto Cervantes de Lisboa e diferentes agentes culturais tanto públicos como privados de ambos países.

Sem comentários:

Enviar um comentário