Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Macedense vence Concurso de Propostas de Investigação com tratamento para cancro da mama e rim

 Olívia Pontes é natural da aldeia de Morais, no concelho de Macedo de Cavaleiros, e venceu o primeiro prémio do V Concurso de Propostas de Investigação, um concurso de apresentações científicas em vídeo, organizado pelo Grupo Compostela de Universidades.
A transmontana propõe um tratamento promissor ao nível do cancro da mama e do rim.

“O meu trabalho foca-se no estudo de novos compostos que foram desenvolvidos no Centro de Química da Universidade do Minho e que depois eu fui testar. Primeiro, em linhas celulares do cancro da mama e depois em carcinoma das células renais. Ambos mostraram ser bastante activos, e mostraram diminuir as células cancerígenas”, explicou.

Uma experiência que revelou ainda não ser tóxica para os animais, o que Olívia Pontes considera ser um “grande avanço”.

Esta investigação decorre há cerca de dez anos, sendo que Olívia faz parte dela há quatro, altura em que iniciou o doutoramento na Universidade do Minho.

 “É muito gratificante. O que me levou a escolher este curso e perseguir a investigação foi o facto do cancro ser uma doença que mata milhares de pessoas todos os dias. A nível pessoal, tenho pessoas na família que sofreram de cancro. É muito bom vermos o nosso trabalho reconhecido”, realçou.

Olívia Pontes é licenciada em Genética e Biotecnologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e mestre em Bioquímica Aplicada pela Universidade do Minho. Venceu ainda prémios da Sociedade Internacional do Metabolismo do Cancro e da Associação Europeia de Investigação em Cancro e uma bolsa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário