quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Época venatória está prestes a começar e as montarias estão de regresso

 A época venatória começa já este domingo, embora a caça geral, que engloba espécies como o coelho, a lebre e a perdiz, já tenha arrancado em algumas associações durante o mês de setembro.
As montarias, que haviam sido proibidas devido à pandemia, estão de regresso e não há qualquer proibição para os caçadores, refere João Alves, presidente da Federação das Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética:

“É aconselhável que as organizações, nos eventos com muita gente, como é o caso das montarias, alertem as pessoas para as devidas precauções, pois sabemos que há sempre a tendência, na hora das refeições, de haver maiores ajuntamentos.”

João Alves admite que há uma maior consciencialização por parte da população no geral, especialmente em eventos onde se verificam aglomerados de pessoas:

“Os caçadores, em grande maioria, nunca deixaram de caçar e não foi por isso que os focos de contágio apareceram. Parece-me que, hoje em dia, a maior parte das pessoas está consciencializada da gravidade da situação e, apesar de não haver restrições, as pessoas vão ter os cuidados necessários. Aliás, muitas das pessoas continuam a usar máscara ao ar livre, mesmo sem ser obrigatório.” 

Entretanto, várias freguesias do concelho macedense já têm montarias agendadas. É o caso de Murçós, no dia 16, e Bornes no dia 23 de outubro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário