Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

8 milhões de euros para saneamento nos municípios abrangidos pelas seis barragens vendidas à Engie

 Os municípios abrangidos pelas seis barragens da bacia do Douro vendidas pela EDP à Engie já podem submeter projectos de melhorias de infra-estruturas de saneamento e abastecimento de água
Já foi lançado o aviso para o programa no valor de 8 milhões de euros dirigido às entidades gestoras de serviços de abastecimento de água e de saneamento dos municípios abrangidos pelo Roteiro para o Desenvolvimento Sustentável e Integrado das Terras de Miranda, Sabor e Tua.

O roteiro foi desenvolvido pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática com os municípios abrangidos pelas barragens vendidas pela EDP, Alfândega da Fé, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Murça, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

O objectivo é acabar com as assimetrias identificadas em relação à oferta de serviços nesta área. Segundo nota do Ministério do Ambiente, são por isso necessárias “respostas diferenciadas, adaptadas à diversidade e vulnerabilidades territoriais”. Destaca por isso que este aviso-convite agora aberto vai permitir reforçar a coesão territorial e distribuir de forma mais equitativa recursos e serviços.

A intervenção nas infra-estruturas vai permitir “aumentar a fiabilidade e segurança no abastecimento público de água às populações, melhorar o tratamento de águas residuais urbanas e garantir o cumprimento das políticas ambientais comunitárias”. Estes investimentos visam, ainda, “aumentar a resistência dos sistemas e infra-estruturas face aos efeitos de eventos extremos no contexto de alterações climáticas”.

O aviso-convite decorre no âmbito do Fundo de Coesão e Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e POSEUR.

O Roteiro para o Desenvolvimento Sustentável e Integrado das Terras de Miranda, Sabor e Tua vai apoiar com 93 milhões de euros 133 projectos de 10 municípios transmontanos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário