domingo, 19 de setembro de 2021

Projeto Erasmus+ Up2Wine chega ao fim

 Projeto proporcionou o intercâmbio de conhecimentos, experiências e culturas entre os 36 jovens participantes provenientes da Itália, Grécia, Chipre, Espanha e Portugal.


Dez dias dedicados intensivamente a conhecer as várias oportunidades de negócio no setor vitivinícola. Isto foi o que de 6 a 15 de setembro, 36 jovens oriundos de diferentes pontos geográficos da Europa realizaram no programa Erasmus+ “Up2Wine”.

Uma experiência que enriquecerá os futuros passos no mundo laboral destes jovens. Através de uma metodologia pedagógica não-formal e dinâmica os participantes aprenderam as bases necessárias para por em marcha um negócio, bem como as oportunidades de negócio existentes nas zonas rurais, como é o caso de Mogadouro, o município onde ficaram alojados.

O enoturismo e as oportunidades de negócio existentes no setor foram apresentadas numa sessão pela Escola de Enoturismo de Castilla y León, onde foi dado a conhecer o setor através de exemplos de sucesso que se estão a desenvolver no momento nesta região.

As sessões práticas foram dedicadas a saídas de campo onde os jovens tiveram a oportunidade de visitar adegas, tanoaria, vinhas e complexos enoturisticos onde ficaram a conhecer casos reais de empreendedorismo no setor. Compotas Cristus, Quinta da Vila Maior, Casa da Palmeira, Arribas Wine Company, Terras de Mogadouro, Bodegas Pascual-Fernández, tanoaria J.M. Gonçalves, Município de Mogadouro e Município de Torre de Moncorvo foram os vários locais visitados. Para finalizar, a última sessão foi dedicada a um concurso de ideias inovadoras tendo como recurso o vinho. Os jovens foram convidados a preparar e apresentar em grupo uma ideia de negócio inovadora utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo dos vários dias de formação. O encontro terminou com a entrega dos diplomas Youth Pass.

Paralelamente a tudo isto, o projeto proporcionou o intercâmbio de conhecimentos, experiências e culturas entre os 36 jovens participantes provenientes da Itália, Grécia, Chipre, Espanha e Portugal. Uma experiência, que sem dúvida, ficará para a memória de todos os intervenientes como ficou latente na cerimónia de despedida que contou com a serenata da Tuna Os Meus Amores do Agrupamento de Escolas de Mogadouro.

Entidades colaboradoras

O projeto Eramus+ “Up2Wine” contou com a colaboração do AECT Duero-Douro e da Câmara Municipal de Mogadouro. Também colaboraram as entidades associadas aos países de origem dos jovens: PlanBe, Plan it Be it (Chipre) VulcanicaMente (Itália) SIRED (Grécia), Gal Piceno (Itália) e Euro Maracena (Espanha).

Sem comentários:

Enviar um comentário