Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Cultura do Norte reedita dois volumes do cancioneiro mirandês esgotados há 40 anos

 A Direção Regional de Cultura do Norte reeditou os dois volumes do Cancioneiro Tradicional Mirandês, esgotados há 40 anos, que constituem a “bíblia” dos grupos musicais e etnográficos do território, na divulgação de músicas e danças locais, anunciou hoje aquele organismo.


“Estas foram as primeiras recolhas do cancioneiro da Terra de Miranda, que foram feitas por António Maria Mourinho e Serreno Batista. Trata-se de um património imaterial riquíssimo. Estas recolhas são uma espécie de 'bíblia' da língua e cultura mirandesas”, disse à Lusa a diretora do Museu Terra de Miranda, Celina Pinto.

A responsável disse ainda que António Maria Mourinho, etnógrafo, etnólogo e arqueólogo português, deixou ainda um terceiro volume do Cancioneiro Tradicional Mirandês que será reeditado aquando das comemorações dos 40 anos do Museu Terra de Miranda, já no próximo ano.

"Trata-se de um projeto do Museu da Terra que está ligado incondicionalmente ao trabalho e legado de António Maria Mourinho, um dos maiores investigadores da língua e cultura mirandesa”, indicou a responsável.

Estas recolhas terão começado na década de 40 ou 50 do século passado, tendo sido editadas pelo investigador António Maria Mourinho em 1984, segundo indicou Celina Pinto. Já o trabalho do investigador Serreno Batista foi editado em 1987.

De acordo com a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), a reedição do Cancioneiro Tradicional Mirandês visa a preservação e recuperação da memória da tradição oral musical, fundamental para a manutenção da cultura popular, num projeto com uma visão mais abrangente deste património, no qual convergem tradição e modernidade: a tradição associada à memória e à herança cultural musical, e a modernidade associada à normal evolução, adaptação e reinvenção das comunidades locais.

Esta iniciativa da DRCN foi concretizada ao abrigo do Projeto Territórios Musicais – TERMUS, que teve início em 2019 e que termina este ano, havendo a possibilidade de uma continuação por mais três anos.

O Termus - Territórios Musicais, com uma dotação de 274 mil euros, visa "recuperar, conservar e valorizar a música tradicional e popular na Terra de Miranda e na província de Zamora, através da recolha sistemática e da difusão de testemunhos orais que preservem a solidez da memória sonora deste território e a sua diversidade cultural".

Sem comentários:

Enviar um comentário