Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Potencial dos sítios arqueológicos para o turismo em destaque em Mirandela

 O potencial dos sítios arqueológicos para o turismo está em destaque durante dois dias, em Mirandela, com exemplos que vão dos lagares rupestres ao Côa e visitas para dar a conhecer o que existe no território transmontano.


As possibilidades que esta área oferece são o foco das Jornadas de Turismo Arqueológico, que decorrem sexta-feira e sábado nesta cidade do distrito de Bragança, numa iniciativa da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB) e do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória.

O evento foi pensado para acompanhar as Jornadas Europeias de Arqueológica e promover conhecimento sobre a temática, tendo em conta que a escola tem curso dedicados ao turismo, como explicou à Lusa a diretora, Sónia Nogueira.

As jornadas e visitas são abertas a toda a comunidade, segundo disse, e envolvem 17 apresentações de trabalhos e uma exposição permanente com 14 posters.

“O nosso objetivo é despertar a reflexão crítica em volta das possibilidades que o nosso território tem como potencial motor do desenvolvimento económico e atratividade para outras pessoas”, concretizou.

O evento assume-se também como forma de mostrar, sobretudo aos estudantes, que existe esta “potencialidade no território vasta em que se pode trabalhar estas áreas de investigação e de ensino”.

No primeiro dia das jornadas serão apresentados exemplos como as gravuras rupestres do Vale do Côa, as escarpas da Serra de Passos/Santa Comba de Mirandela ou os lagares rupestres do noroeste português.

Serão ainda abordadas as novas fronteiras do turismo arqueológico, o contributo de algumas ações, como a Carta do Património Municipal de Penafiel, a valorização e divulgação dos sítios arqueológicos ou a intervenção da direção regional de cultura do Norte.

“Estou em crer que serão umas jornadas ricas quer em termos de transmissão de conhecimento, como também do conhecimento daquilo que o território tem e apresenta”, considerou a diretora da escola.

A responsável considerou ainda que a academia não pode deixar de incluir estas temáticas em contexto de sala de aulas, mas também promover estas iniciativas para que haja transmissão de conhecimento e difusão daquilo que existe no território.

Sónia Nogueira salientou ainda a articulação entre a escola e as várias entidades patente, não só nas que estão envolvidas nas jornadas, mas também nas que procuram a academia para desenvolver projetos e investigação.

foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário