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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

MUNICÍPIO APRESENTOU A NOVA MARCA TERRITORIAL

 Mirandela Centro da Terra Quente. É a nova marca territorial, apresentada na passada sexta-feira pelo executivo da câmara, que “pretende ser um instrumento de coesão, desenvolvimento e promoção de todo o concelho, abrindo uma nova era na comunicação estratégica do território, afirmando o concelho como centro e motor de desenvolvimento sustentável, firmado na herança do passado e projetado em mudanças de futuro”, explica a presidente do Município.


"É uma marca com muita identidade e foi um compromisso nosso de criar, recriar e renovar a marca Mirandela e a partir daqui temos todos um caminho a percorrer, porque a marca é de todos, não é do executivo nem da câmara municipal, é uma partilha de sentimentos e que caracteriza muito aquilo que somos e a grande ligação que temos ao rio Tua e à ponte românica com os seus arcos todos diferentes e com o reflexo da água que tanto significado tem para nós este rio”, adianta Júlia Rodrigues.

logomarca Mirandela é constituída pelo conjunto formado pela tipografia e formas geométrica dos arcos ou “olhais” da ponte velha sobre o Rio Tua, assumidos como símbolos identitários e de coesão e renovação territorial e geracional. 

Mas, afinal, que benefícios poderá trazer para Mirandela esta nova marca? Júlia Rodrigues responde: “Os benefícios vão depender da forma como cada um de nós sente esta marca e a partilha com todos aqueles de quem gostamos, ou seja, terá de ser um esforço conjunto, uma união entre todos para conseguirmos impor esta marca e que as pessoas a sintam como nós já estamos a sentir”, refere.

O desenvolvimento da marca “insere-se numa estratégia mais vasta de criação de políticas públicas transversais, capazes de capacitar todo o concelho, incluindo as várias freguesias, o mundo rural, industrial, comercial, mas também cultural e social”, adianta a presidente da câmara.

A edil está convicta que os próximos anos “podem ser os primeiros de uma estratégia mais vasta, consolidando políticas e cumprindo uma agenda de desenvolvimento com um horizonte que vai além do mandato, e que culmina em 2030”. 

Júlia Rodrigues acredita que esta agenda, “ajudará a transformar o território central da região do Tua num polo de atração de investimento, mas também de melhoria de indicadores de qualidade de vida e desenvolvimento social dos que habitam a terra, invertendo a curva de perda demográfica que dura há décadas”.

Não foi divulgado o montante do investimento que o executivo teve de suportar para a criação da nova Marca.

O QUE É 

Segundo a autarquia, a logomarca Mirandela é constituída pelo conjunto formado pela tipografia e formas geométrica dos arcos ou “olhais” da ponte velha sobre o Rio Tua, assumidos como símbolos identitários e de coesão e renovação territorial e geracional.

Os olhais da ponte velha representam a resiliência do concelho, já que a sua forma e número atual resultam de um longo processo de metamorfoses e reconstruções, devidos quer a circunstâncias naturais, quer a eventos históricos. Representam deste modo a coesão entre o natural e o construído, o rural e o urbano, entre os cidadãos autóctones e os visitantes, entre as circunstâncias e as atitudes, a adversidade e a resistência. E é nesta sua capacidade de adaptação que através deles se representa o futuro de Mirandela.

Nos olhais da ponte espelha-se ainda o desenho dos montes e vales do concelho, a sua peculiar topografia, a oval da azeitona, os arcos da herança medieval ainda visíveis na malha urbana, a vibração das festas e a textura do folclore, numa gramática identitária capaz de desenhar a simplicidade e a densidade e desse modo comunicar de forma inovadora um território que agora se renova, ancorado na sua mais profunda identidade.

Cromaticamente, os verdes da nova marca referem-se ao património natural e agrícola do Concelho (a azeitona e o azeite, os parques e reservas naturais, a cidade-jardim) e os laranjas e castanho, tons quentes, à temperatura e carácter da Terra Quente Transmontana, em que Mirandela ocupa uma posição central

STUDIO EDUARDO AIRES

A marca foi criada por Eduardo Aires, um dos mais reputados designers portugueses, tendo sido diversas vezes internacionalmente premiado pelos seus trabalhos na área do branding. 

A sua experiência profissional remonta a 1987 e revela, desde então, uma abordagem multidisciplinar ao universo do design. Entre os clientes do Studio Eduardo Aires contam-se empresas e instituições como a Herdade do Esporão, a Imprensa Nacional - Casa da Moeda, os CTT Correios de Portugal ou a Fundação Calouste Gulbenkian, que atestam da amplitude dos projetos e disciplinas que se têm cruzado sob a sua direção artística. Em 2019 dirigiu o projeto selecionado para o rebranding do Grupo Amorim, líder mundial no sector da cortiça. No domínio do branding territorial, o seu projeto mais reconhecido é o da imagem da cidade do Porto, reconhecido internacionalmente.

Sem desperdiçar o capital já adquirido por outros “claims” regionais, como “Terra Quente” ou “Pérola do Tua”, a nova marca “inclui-se nas cores, nos produtos e no património de Mirandela, afirmando o seu território como sendo o centro da Região”, explica o Município.

Artigo escrito por Fernando Pires
(jornalista)

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