Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de junho de 2022

Sendim: Mulheres e crianças sendinesas recuperam o rancho etnográfico local

 No serão do dia 24 de junho, o pavilhão multiusos, em Sendim, foi o local de mais um concorrido e animado ensaio do Renascer Grupo Etnográfico de Sendim, uma antiga coletividade que as mulheres e crianças sendinesas querem pôr novamente a dançar e a representar a vila de Sendim.


No seguimento da reunião realizada no passado dia 15 de maio, um grupo de pessoas de Sendim, liderado por Sandra Nobre, está a conseguir reanimar o grupo Etnográfico de Sendim, com o objetivo maior de recuperar o rancho folclórico local.

Após a realização de vários ensaios, Sandra Nobre, informou que o processo está a correr bem, dado que há muitas crianças e mulheres que são assíduas participantes nos ensaios, embora haja a dificuldade em convencer os homens a participar.

“Estamos a ensaiar com o propósito de atuar na festa de elevação de Sendim a vila, no próximo dia 13 de julho. E depois, esperamos atuar também na festa de Santa Bárbara, no mês de agosto”, informou.

Semanalmente, os ensaios do Renascer Grupo Etnográfico de Sendim decorrem aos serões de segunda-feira e sexta-feira, às 21h30, no pavilhão multiusos de Sendim.

“É muito gratificante ver a participação e a assiduidade de tanta gente nos ensaios! Isto faz-nos acreditar que vamos conseguir reerguer o grupo etnográfico de Sendim!”, disse Sandra Nobre.

Por seu lado, José Mourinho, o responsável pelo ensaio das crianças, mostrou-se também ele entusiasmado com a participação dos mais novos. Questionado sobre como consegue motivar os mais pequenos a dançar as músicas tradicionais, o professor respondeu que basta despertar o seu centro de interesse.

“As crianças aprendem a dançar se conseguirmos despertar o seu interesse. E para que isso aconteça, há que dar o exemplo. Primeiro danço eu, exemplifico, e depois elas seguem-me”, explicou.

Sobre o repertório das músicas que costumam ensaiar, José Mourinho informou que provêm do cancioneiro tradicional mirandês, elaborado pelo seu tio, António Maria Mourinho.

O Renascer Grupo Etnográfico de Sendim faz parte do Centro Cultural de Sendim, considerada uma das mais antigas associações da vila, tendo sido constituída a 5 de dezembro de 1980.

Esta associação cultural e recreativa chegou a ter cerca de 200 associados. Com o passar dos anos e devido à dificuldade em fixar os jovens em Sendim, o Centro Cultural e os seus grupos sofreram um acentuado declínio nas atividades.

Para agir contra este declínio, um grupo de sendineses liderado por Sandra Nobre, pretende agora dinamizar novamente o Centro Cultural e o Renascer Grupo Etnográfico de Sendim.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário