Os pendões são estandartes retangulares, de grandes dimensões (as hastes que podem atingir 13 metros), com uma ou mais cores, que servem de distintivo de uma localidade e que geralmente encabeçam uma fileira militar ou uma procissão religiosa.
Em Miranda do Douro, a primeira festa dos pendões realizou-se em 2015, tendo nesse ano desfilado pela cidade cerca de 40 pendões, vindos das aldeias do concelho de Miranda do Douro e também da vizinha Espanha.
“Os desfiles de pendões são um espetáculo de cor, que vai embelezar a cidade da maior nobreza na celebração do seu dia maior”, assegura o município.
De acordo com o investigador, Alcides Meirinhos, da Associação da Língua e Cultura Mirandesa (ALCM), a tradição dos pendões remonta aos primórdios da nacionalidade portuguesa, ao tempo da reconquista cristã (séculos IX e X) e estes estandartes remetem para a identidade das localidades.
“Naquela época, os pendões eram símbolos identificativos das várias comunidades. Da mesma maneira que, hoje, a bandeira e o hino nacional identificam o povo português”, explicou.
Segundo o município de Miranda do Douro, a Festa dos Pendões – “Pendones Alantre, La Mesma Tierra” vai iniciar-se às 10h00 do próximo sábado, dia 2 de julho, junto ao Arquivo Municipal, seguindo-se o desfile pelas ruas da cidade.
A organização adianta que o desfile vai contar com a participação de 60 pendões vindos das aldeias do concelho de Miranda do Douro e das regiões espanholas de León, Aliste e Sayago.
“Com esta celebração, a autarquia mirandesa pretende revitalizar a tradição e uso dos pendões mirandeses que, não há muito tempo, existiam e eram orgulhosamente ostentados em todas as aldeias da Terra de Miranda, mas que, no presente, tem vindo a perder visibilidade, apesar de consubstanciarem um dos traços identitários históricos mais vincados do planalto”, informa o município.
O desfile dos pendões pelas ruas de Miranda do Douro vai concluir-se no jardim dos Frades Trinos, onde está programada uma cerimónia solene, às 12h00.
Segundo o município, os pendões existentes nos povoados de todo o território do antigo Reino de León, do qual a Terra de Miranda era parte integrante, teriam a sua origem nos pendões militares medievais que guiaram a reconquista cristã da Península Ibérica, os quais, ao perderem a sua função bélica, haveriam sido incorporados pela Igreja e integrados nos rituais religiosos e assim chegado aos nossos dias.
A festa “Pendones Alantre – La mesma Tierra” vai dar início às comemorações do 477º aniversário de elevação de Miranda do Douro a cidade (10 de julho de 1545). Para assinalar este aniversário, o município de Miranda do Douro programou uma série de atividades culturais, que vão decorrer de 2 a 17 de julho.
Assim, para além da festa inaugural dos pendões, o programa das comemorações do aniversário da cidade vai oferecer concertos, uma caminhada, espetáculos, exposições, apresentação de livros, a exibição de um filme, conferências, homenagens e outras atividades.
HA
Sem comentários:
Enviar um comentário