Constantino José Marques de Sampaio e Melo, célebre artista Moncorvense, conhecido por, Constantino, o “Rei dos Floristas”, nasceu em Torre de Moncorvo em 1802 e faleceu em França 1873. Foi para Paris em 1834, apresentando-se a Mr. Flamet, um dos mais famosos fabricantes de flores daquela época.
Constantino teceu grandes bouquets de flores artificiais, um deles para uma quermesse organizada pela rainha D. Maria Amélia de Bourbon, tendo sido na altura apelidado pela multidão de “Rei dos Floristas”.
Este notável artista obteve a sua consagração na Exposição de Paris em 1844, onde alcançou o primeiro prémio. Em 1850, visitou Portugal, onde foi recebido no Palácio das Necessidades pela Rainha D. Maria II a quem ofereceu algumas das suas primorosas e belas flores.
Na vila de Torre de Moncorvo, e segundo a tradição, resta um bouquet, feito por Constantino, que pode ser comtemplado na Igreja da Misericórdia de Moncorvo.
O Mural pretende homenagear, o ilustre moncorvense, Constantino "Rei dos Floristas", cujas flores tiveram fama internacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário