Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Vinhais quer revitalizar a cultura do concelho com um projecto que está já no terreno

 Já está no terreno, em Vinhais, o projecto "Cultura Para Todos"


Resulta de uma candidatura apresentada ao Norte 2020 e é financiada na totalidade. O município de Vinhais tem assim 225 mil euros para a revitalização da cultura daquele povo.

Artur Marques, vereador da câmara, sendo que um dos pelouros a que está entregue é o da cultura, explica que o projecto assenta em três eixos de recuperação e de revigoração da identidade vinhaense.

Quanto à parte das artes e ofícios, será recuperada a memória e tradição da lã.

“Vamos tentar revitalizar a produção dos fatos dos caretos, porque eram feitos nos teares com lá e agora quase que não há teares e então vamos tentar que os poucos teares que existam sejam revitalizados e haja gente a aprender, com uma roupagem nova, com gente nova, não deixando cair o caris identitário”, explicou o vereador.

Paulo Preto, um dos membros do grupo mirandês Galandum Galundaina, está entregue à parte musical e diz que há já alguma recolha mas há muito trabalho para fazer.

“Queremos revitalizar a música tradicional de Vinhais e pô-la mais activa, nomeadamente a parte vocal, as danças e principalmente as gaita-de-foles e as repercussões. São centenas de canções, são centenas de músicas de gaita-de-foles, coisas que já estão recolhidas mas já ninguém vivencia. Em Vinhais as tradições musicais estão bastante paradas”, frisou.

Neste momento há já uma formação a decorrer que conta com dez pessoas que querem aprender a tocar gaita-de-foles, sendo que, no activo, em Vinhais, há apenas três gaiteiros.

Com este projecto prevê-se que se realizem oficinas temáticas, workshops, espectáculos e exposições, através do desenvolvimento de projectos nas áreas das artes e ofícios, música e dança, bem como teatro e artes performativas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário