Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Bailes das aldeias regressam em força este ano mas espectáculos podem estar mais caros

 A pandemia deixou-nos, durante dois verões, completamente distantes das festas e arraiais


Este ano, com a vida a voltar ao normal, os bailes estão a regressar em força, sobretudo, às aldeias da nossa região.

Agosto é o mês das festas de verão. Ainda assim, os bailes já começaram a fazer levantar poeira. A aldeia de Samil, em Bragança, já está despachada da festa. Óscar Portela, que este ano pertenceu à comissão organizadora, vincou que a festa foi importante, depois destes tempos conturbados, de isolamento e distância.

“Significa principalmente espírito de união, seja entre mordomos, seja entre pessoas da aldeia, confraternização. Vivemos em tempos difíceis, em que as pessoas só trabalhavam, se saber qual é o futuro e as festas trazem um bocado de alegria”, disse.

Em Alfaião, a festa também já está feita. Em Agosto há outras festas mas, segundo Octávio Pereira, da comissão organizadora, esta é a que mais tradição tem. Voltar a fazê-la tem uma grande simbologia.

“Tivemos a dúvida de se fazer ou não se fazer e quando contactámos as pessoas da aldeia, principalmente as mais idosas, fomos apoiados por todos para que realizássemos a festa, porque estes dois anos foram muito difíceis”, contou.

Por Carção, em Vimioso, a festa, ao contrário destas duas, ainda não se realizou. Está marcada para dia 22, 26, 27 e 28 de Agosto. Firmino Tomé, da comissão de festas, que já foi, por outras vezes, mordomo, assume que "é muito importante que isto volte a acontecer".

As festas também já faziam falta às bandas, conjuntos, grupos. O regresso está a correr bem ao grupo Ympério Show, e próximo do que costumava ser antes da pandemia. Delfim Júnior garante que a reacção do público tem sido muito boa.

“Na altura da covid aproveitámos para fazer muitos originais, temos duas músicas na novela, fizemos umas músicas que badalaram por todo o lado e noto que há mais pessoas a verem os nossos espectáculos”, frisou.

Reacção semelhante tem conseguido o grupo Alta Definição. Alcino Marques, responsável da banda, afirma que este regresso tem sido em força.

Os custos neste regresso à estrada são mais elevados, e alguns dos espectáculos estão mesmo mais caros.

“O combustível aumentou, o material também é muito mais caro e é complicado. Eu tive que manter os contratos que tinha desde 2020, algumas pessoas compreenderam, outras tive que manter os preços e aguentar as despesas”, explicou.

As bandas andam por todo o país, tendo já marcações de espectáculos até Outubro e até mesmo para o próximo ano.

As festas de verão estavam sem acontecer desde 2019. Foram três anos de espera, que finalmente acabaram.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro/Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário