Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de julho de 2022

CONVERSA 'TRÁS-OS-MONTES IMAGINADO: ENTRE O MITO E A REALIDADE' SEGUIDA DE CINE-CONCERTO 'ALVORADA'

 Este evento vai acontecer no dia 7 de julho, às 21 horas no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais e consistirá numa conversa aberta à população, para a qual serão convidados especialistas dos temas em questão.

Trás-os-Montes continua a ser, ainda hoje, um lugar exótico tanto simbólica como fisicamente. O isolamento a que esteve sujeito durante anos possibilitou a continuidade de algumas práticas ancestrais, mas numa época em que as distâncias físicas vão perdendo a importância e as distinções entre rural e urbano já não são tão claras, quais são os Trás-os-Montes que imaginamos no presente? Que contradições existem entre o mito e a realidade. Serão estas conciliáveis?

São nossos convidados Roberto Afonso, professor, escritor e colecionador de arte popular, e António Pinelo Tiza, escritor e investigador sobre rituais festivos com máscaras e das danças de paus.

A conversa será seguida de um momento musical com vídeo-projeção. Este cine-concerto “Alvorada” consistirá numa abordagem experimental aos sons e imagens do nordeste transmontano, uma exploração dos artistas sonoros Nuno Preto e João Sarnadas, com manipulação de imagens de arquivo do cineasta Gonçalo Mota.

Sem comentários:

Enviar um comentário