Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 17 de setembro de 2022

Voluntariado ajuda a reabilitar habitação a quatro famílias de Miranda do Douro

 Quatro famílias carenciadas de Miranda do Douro têm casa “nova” graças a um trabalho de voluntariado e ao financiamento da concessionária das barragens do Douro e da Câmara Municipal deste concelho do distrito de Bragança.


A empresa Movhera financiou com 25 mil euros e a autarquia com 15 mil euros, um total de 40 mil euros, no âmbito de um protocolo que envolveu também a Just a Change, que abrange o programa ‘Camp In’, para voluntários maiores de idade, no formato de campo de férias.

O município divulgou hoje que esta parceria permitiu viabilizar a reabilitação ou reconstrução das habitações de quatro famílias sinalizadas pela equipa de ação social da Câmara Municipal nas freguesias de Malhadas, Póvoa, Picote e Sendim.

“Sob o mote ‘Reabilitar Casas e Reconstruir Vidas’, foram 15 dias intensos de mobilização, trabalho e convívio com a comunidade local”, afirma o vice-presidente da Câmara, Nuno Rodrigues, para quem esta iniciativa é reveladora do propósito de “contribuir para o desenvolvimento e para o combate à pobreza energética e habitacional no concelho”.

O autarca espera que este exemplo seja capaz de “ajudar a mobilizar agentes locais para sinalizar casos de pobreza habitacional e futuramente aplicar os critérios da Just a Change para selecionar os casos que serão alvo de intervenção”.

A Just a Change, refere a autarquia, é uma associação sem fins lucrativos que já reabilitou “centenas de casas e instituições em Portugal” com a mobilização de “milhares de voluntários dentro e fora do país”.

“Esta associação desenvolve também vários programas de intervenção que permitem a atuação em diversos contextos em paralelo, potenciando assim o impacto social e a coesão social nas comunidades locais”, acrescenta.

Foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário