Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 7 de janeiro de 2023

Miranda do Douro: Regressam os cantares de Reis

 Com o propósito de manter viva a tradição de cantar os Reis, o município de Miranda do Douro, vai promover no serão de sábado, dia 7 de janeiro, o encontro “Bamos a cantar ls Reis”, uma iniciativa que vai juntar no miniauditório, vários grupos corais de todo o concelho.


O grupo “Quinteto Reis” interpreta o tema “Ora vem ver”

De acordo com a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, após dois anos impossibilitados de organizar o encontro de cantares dos Reis, por causa da pandemia, este ano verifica-se uma grande adesão de grupos de todo o concelho.

“As pessoas têm muita vontade de participar nos Cantares dos Reis e estou em crer que o miniauditório, em Miranda do Douro, se vai tornar pequeno para tanta gente!”, adiantou.

A autarca confirmou que no encontro “Bamos a cantar ls Reis”, agendado para o sábado, dia 7 de janeiro, às 21h00, em Miranda do Douro vão participar grupos da cidade, da vila de Sendim, de outras aldeias do concelho e um grupo infantil da Escola Básica.

Sobre os Cantares dos Reis, Helena Barril, disse apreciar sobretudo as músicas interpretadas pelo grupo “Quinteto Reis”.

“Os ‘Quinteto Reis’ surgiram precisamente para cantar os Reis e preservar músicas que corriam o risco do esquecimento. Com os ‘Quinteto Reis’ aprendemos muitos cantares antigos. Este grupo foi inovador e inspirou mesmo o surgimento de outros grupos, assim como uma maior atenção e preservação dos cantares tradicionais”, indicou.

Os “Quinteto Reis” surgiram em 1984 com o propósito inicial de preservar a tradição dos “Cantares dos Reis”. Com a passar dos anos e dado o bom acolhimento do público, o grupo foi interpretando outros temas musicais caraterísticos da Terra de Miranda.

O grupo chegou a editar um disco intitulado “Quinteto Reis 84”, composto por 16 temas e que são a base dos seus concertos.

Ao longo destes 38 anos de atividade já atuaram em vários palcos, desde a Festa do Avante, às tradicionais festas populares mas também em festas de aniversário, casamentos e batizados. De acordo com o músico e também artesão, António José Dias, o segredo da longevidade do “Quinteto Reis” deve-se sobretudo à grande amizade que há entre os membros do grupo.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário