Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Sabores Mirandeses estiveram em destaque no festival de Miranda do Douro

 O fumeiro, o artesanato, a gastronomia e a cultura estiveram em destaque entre sexta e domingo em Miranda do Douro


O Festival dos Sabores Mirandeses regressou depois dos anos de interregno devido à pandemia. Para os expositores, muitos filhos da terra, participar no certame é uma mais-valia.

“Temos salpicão, chouriça, butelo, alheira, presunto. Há muitos anos que faço a feira e foi a primeira sexta-feira que fiz bastante negócio. Está tudo vazio”, contou a expositora Maria Natália Lopes.

“Vim para divulgar o trabalho e mostrar que existe. Tenho carteirinhas, capas, casacos, saias de rancho, carpetes e tenho a capa de honras”, disse a expositora Palmira Falcão.

Há sempre quem aproveite o certame para comprar produtos de qualidade. Foi o caso de Francisco Candeias que mora em Coimbra.

“Já comprei cutelaria, mel, pão caseiro. Vim há três anos, adorei e não pudemos voltar devido a este interregno, mas este ano não deixámos de vir”, contou.

A abertura da feira contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que fez questão de realçar o potencial da terra de Miranda.

“É um potencial extraordinário, não só na agricultura, mas também na produção animal, na parte turística, mas também para acolhermos outras actividades económicas. Com a pandemia descobrimos que é possível trabalhar a partir destes territórios para o mundo, temos é que criar as condições para que isso aconteça, tem que haver conectividade digital”, referiu.

Para Helena Barril, presidente da câmara de Miranda do Douro, a cultura é o ponto de partida para o desenvolvimento deste território.

“Temos algo diferenciador em todo o mundo, que é a língua mirandesa. Conseguirmos potenciar este território a partir da língua e a partir de outros ícones da cultura, como os pauliteiros e as raças autóctones. Temos que olhar para frente e pegar nas nossas potencialidades e saber trabalhá-las e seguir em frente”, frisou a autarca.

O Festival dos Sabores Mirandeses aconteceu entre 20 e 22 de Janeiro, com venda de produtos regionais, animação cultural, concertos, montaria ao javali e concursos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário