Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Instituto Politécnico de Bragança celebra 40 anos

 Com o tema "O Politécnico e a sua Região – Valorizar e Internacionalizar a economia, a sociedade e a cultura de Trás-os-Montes", o Instituto Politécnico de Bragança esteve em "festa", esta segunda-feira, assinalando 40 anos de vida


Neste aniversário, o presidente do politécnico, Orlando Rodrigues, não só teve em consideração o passado como também projectou objectivos de futuro, nomeadamente aumentar a proximidade às empresas, contribuindo para a resolver problemas. "O IPB quer ser uma Universidade Politécnica com uma forte capacidade científica, mas especializada e orientada para as necessidades da nossa região. Queremos estar mais próximos das empresas e das organizações, qualificando e inovando para as suas necessidades, queremos ajudara a atrair e criar empresas inovadoras, queremos responder aos desafios da transição para uma economia sustentável e ajudar a região a afirmar estratégias de especialização".

Dionísio Gonçalves, presidente do Conselho Geral do politécnico e primeiro presidente desta instituição, recebeu a medalha de honra do IPB a entidade nacional. Considera que esta medalha é de todos aqueles que constituem a instituição, que, ao longo destes anos, tem contribuído para a coesão territorial. "Esta medalha pertence a todos nós. Pertence à instituição, a todos os que começaram, os que estão a continuar e os que hão-de continuar. Esta instituição sempre procura a qualidade, sempre procura a defesa do território, percurso conjunto de todos para afirmar junto das zonas transfronteiriças, para “corrigir as assimetrias regionais e aumentar a coesão regional".

Manuel Heitor, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que, em 2013, foi membro do Conselho Geral do politécnico, tendo sempre manifestado grande apreço pela instituição, sendo que a sua intervenção e incentivo foram fundamentais para o desenvolvimento das unidades de investigação do instituto, foi também agraciado com a medalha de honra do IPB a individualidade nacional. Mostrando-se honrado com o gesto, assumiu ver no IPB uma "instituição do futuro". "O posicionamento do IPB, os próximos 40 anos, será certamente em Bragança mas também reforçando as suas ligações estratégicas ao sul global. É por isso que sinto enorme privilégio em ter participado e ter contribuído para o IPB mas também, e sobretudo, reconhecer que tenho aqui fortes amizades e, por isso, ter recebido a medalha de honra é, para mim, um enorme privilégio. Vejo o IPB como uma instituição do futuro, que tem a humildade de se afirmar num contexto de modernidade do futuro, sobretudo nas suas alianças estratégicas, num mundo que queremos mais global e mais fraterno e isso depende da forma como encaramos o desenvolvimento sustentável do sul global".

A medalha de honra a entidade internacional foi atribuída aos municípios de Cabo Verde.

O IPB adoptou, nos seus Estatutos, o dia 28 de Janeiro como o "Dia do Instituto". Em 2023 soprou ontem as quarenta velas, numa cerimónia evocativa que aconteceu no Teatro Municipal de Bragança.

A Oração de Sapiência foi proferida, este ano, por Ester Catalão, que dá vida a uma das personagens centrais do filme Alma Viva, da vimiosense Cristele Alves Meira, e por José Luiz Tavares, poeta cabo-verdiano.

Escrito por Brigantia
Foto: MUNICÍPIO DE BRAGANÇA
Jornalista: Carina Alves e Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário