Receita que é receita tem os seus segredo e a forma de confecionar javali não é diferente. A Rádio Onda Livre esteve à conversa com Pedro Franco, no Restaurante Dona Antónia:
“O javali é uma carne especial. Parece muito robusto mas tem que ter um cuidado especial para termos um produto final com bom sabor e que os clientes gostem. O javali primeiramente é temperado numa marinada, com vinho, laranja, alho e louro. Fica a repousar durante três a quatro dias e depois cozinhamos o javali no pote, com cebola, alho e azeite. Também são adicionadas bebidas brancas, como whiskey e bagaço, para lhe tirar o sabor intenso. Após as primeiras preparações tem que estufar, normalmente umas três horas, não com o lume muito alto.”
De forma a agradar todas os paladares, a castanha também está presente na hora de confecionar e de empratar esta iguaria:
“As castanhas cozinhamo-las juntamente com o javali, depois tiramos para não cozinhar demais e posteriormente não desfazer. A castanha é um produto mole, vamos juntado conforme fazemos o empratamento.”
Neste restaurante, o Javali no Pote à Moda de Macedo é o prato de eleição, confirmam os clientes:
“À moda de Macedo sempre mas no pote. Prefiro o javali estufado no pote. Desde que seja bem temperado quase todo ele é bom.”
“O javali de excelência é mesmo no pote à moda de Macedo de Cavaleiros.”
Apesar do cozido à moda de Macedo de Cavaleiros ser o prato de eleição de maior parte das bocas, para quem não ficar satisfeito pode comer javali de outras formas.
“Nós também temos a costeleta de javali, arroz de javali com repolgas, uma canja de javali e este ano ainda vamos experimentar fazer pudim de javali. Como qualquer pudim é de ovos, vamos introduzir o javali como se fosse um Abade de Priscos. Vai ser apresentado ainda este fim de semana.”
O “Javali no Pote à Moda de Macedo de Cavaleiros” é uma iguaria tradicional do concelho de Macedo de Cavaleiros e oficialmente reconhecida, pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, como um dos ‘Produtos Tradicionais Portugueses’.
Sem comentários:
Enviar um comentário