Vai ser administrada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e é destinada à população em geral, mas com algum destaque para pais e cuidadores, como explica o presidente, Sérgio Borges:
“O objetivo é sensibilizar as pessoas para o suporte básico de vida. É direcionada à população em geral, mas também para pais e cuidadores. Com aquele projeto que nós temos do kit para o bebé tivemos muita adesão, pais novos e muita natalidade aqui no nosso concelho, o que é sempre muito bom. E resolvemos fazer uma ação de sensibilização com alguns pais, também mais direcionada para as crianças.
Os princípios do suporte básico de vida para adultos e para crianças são muito semelhantes. Obviamente que algumas práticas não são iguais, mas têm bastantes pontos em comum. São esses pontos que vão estar em foco e vão ter aqueles manequins para poder experimentar.”
Serão três sessões e as vagas esgotaram há uma semana:
“Ligaram-me bastantes interessados.
Temos três turmas e estão todas completamente esgotadas há uma semana. São turmas com 12 pessoas, o que por um lado é bom, mas por outro queríamos mais. Esta é a primeira ação de sensibilização, o que também vai dar informações ao INEM o que se calhar justifica termos mais ações deste género. Em coordenação com o INEM já estamos a agendar mais ações.
Quero esclarecer que não é uma ação de formação e sim de sensibilização, por isso não tem o certificado do INEM. É um workshop de sensibilização.”
O que deve ser feito em caso e emergência médica e como realizar corretamente as manobras de suporte básico de vida em vítimas de paragem cardiorrespiratória, que é uma das principais causas de morte em todo o mundo, são algumas das noções que vão ser transmitidas nesta ação de sensibilização, que decorre já no próximo sábado no Salão da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário